Pesquisadores do Centro de Ciências Biológicas (CCB) da UEL ganharam nesta quinta-feira (14) os novos prédios do Laboratório de Avaliação da Biodiversidade (Labio) e os Laboratórios Integrados de Pesquisa em Biomedicina (Lapeb), que passam a abrigar pesquisas integradas com foco na sustentabilidade e no tratamento de doenças. A cerimônia de entrega foi realizada no CCB, com participação de professores, estudantes, servidores e diversas autoridades.
As duas novas estruturas juntas somam mais de 2 mil metros de área e representam um investimento de mais de R$ 11 milhões – recursos da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) e do Tesouro do Estado do Paraná.
Os novos prédios se juntam ao complexo de laboratórios da Universidade formado pela rede de Laboratórios Multiusuários e pelos Laboratórios Integrados. Os recursos foram captados em editais da Finep em 2012 e 2013. A partir daí foram desenvolvidas as etapas de projetos, licitações, contratação de empresas até a construção, envolvendo várias administrações da UEL.
O secretário estadual da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná, Aldo Nelson Bona, destacou que os novos espaços conectam a UEL no enfrentamento de problemas da sociedade ligados a áreas vitais, como o meio ambiente e a saúde. “As pesquisas agora passam a contar com espaço adequado”, afirmou.
Segundo a reitora da UEL, Marta Favaro, a transferência dos equipamentos dos antigos laboratórios começam já a partir dessa semana. “Estamos entregando esses espaços revitalizados que vão beneficiar toda a comunidade acadêmica que consequentemente vai impactar o conjunto da sociedade”, declarou.
Foto: UEL
MAIS INFORMAÇÕES NA RÁDIO COBRA FM 107.1