O Portal do Norte do Paraná
Paraná

Terminal Urbano Central de Londrina passará por recuperação estrutural

Começam na próxima semana as obras de recuperação estrutural do Terminal Urbano Central de Londrina. A ordem de serviço, que autoriza o início das atividades, foi assinada na última segunda-feira (11) pelo secretário municipal de Obras e Pavimentação, Otávio Gomes. Com essa reforma, a Prefeitura pretende reforçar a estrutura em concreto armado do terminal, com reparos e recuperação de diversos pontos onde há infiltrações e corrosões, trazendo mais segurança e conforto para usuários e profissionais que trabalham ali, principalmente nos dias de chuva.

A obra será executada pela empresa Quimicons Engenharia, de Campo Largo, vencedora da Concorrência n° 004/2025. O valor estabelecido na licitação foi de R$ 1.098.800,00, com recursos oriundos de contrato de repasse firmado pelo Município junto à Caixa Econômica Federal, representando o governo federal.

Foto: Rodolfo Gaion / CMTU

A equipe técnica da Secretaria Municipal de Obras e Pavimentação (SMOP) e a Quimicons Engenharia vão se reunir para alinhar o cronograma dessa reforma. Ainda não há previsão de interdições para o andamento da obra, mas, caso ocorram, devem ser pontuais e não vão impedir o funcionamento do terminal, que possui um fluxo de 88.000 passagens por dia, em média. “A reunião para início das obras será amanhã (14), para definir as etapas; e os trabalhos iniciam, efetivamente, na semana do dia 18”, explicou o secretário municipal de Obras e Pavimentação, Otávio Gomes.

Com prazo definido em 150 dias para conclusão, a reforma vai contemplar parte do piso pavimento superior, área administrativa, marquises e a estrutura de contenção do Terminal Central. Todos os serviços serão voltados ao reforço e reparo da estrutura em contrato armado, bem como recuperação de juntas de dilatação e impermeabilização.

“Esta reforma trará vigor para a estrutura em concreto armado, garantindo solidez e segurança, além de eliminar os problemas de infiltração que desgastam a estrutura e causam transtornos no Terminal em dias de chuva”, destacou o engenheiro civil da SMOP, Eulito Bazoni da Silva Junior, responsável pela fiscalização da obra.

Aberto de domingo a domingo, 24 horas por dia, o Terminal Urbano Central comporta, atualmente, 54 linhas de transporte coletivo distribuídas entre dois pisos, com entrada dos veículos pela Rua Professor João Cândido e Avenida Leste-Oeste. Diariamente, cerca de 44 mil passageiros utilizam o terminal e fazem, em média, duas passagens por dia. A gestão do terminal é de responsabilidade da Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização de Londrina – CMTU.

Foto: Emerson Dias / arquivo NCom

MAIS INFORMAÇÕES NA RÁDIO COBRA FM 107.1

Postagens relacionadas

Saúde promove reunião para intensificar o combate e cuidados contra a coqueluche

Cobra News (User)

Faltam 8 dias para os shows; palcos estão quase prontos no Litoral

Dia D de Vacinação ocorre neste sábado em todo o Paraná

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais