O Portal do Norte do Paraná
Política

Somente 53% dos brasileiros confiam nas urnas eletrônicas, mostra pesquisa

Uma pesquisa Genial/Quaest divulgada neste domingo (15) aponta que pouco mais da metade dos brasileiros (53%) confia nas urnas eletrônicas. Outros 43% dizem não confiar nas urnas. O levantamento teve dados coletados entre os dias 5 e 9 de fevereiro

A desconfiança é maior entre eleitores que votaram no ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) no segundo turno de 2022 (69%) e entre evangélicos (52%).

Entre a direita que hoje se diz bolsonarista, 77% desconfiam das urnas, em comparação a 65% entre a direita não-bolsonarista.

A desconfiança também é maior nas regiões Sul (48%) e Centro-oeste/Norte (48%). Na região Nordeste, 59% confiam nas urnas, e, na Sudeste, 54%.

Nos últimos anos de mandato, especialmente nos meses que antecederam o pleito naquele ano, Bolsonaro desacreditou publicamente a confiabilidade do sistema de votação por diversas vezes.

A pesquisa foi realizada com 2.004 brasileiros de 16 anos ou mais, por meio de coleta domiciliar. A margem de erro geral é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos, dentro do nível de confiança de 95%.

Com informações:Bem Paraná/Foto:Fábio Pozzebom/Agência Brasil

MAIS INFORMAÇÕES NA RÁDIO FM 107.1

Postagens relacionadas

Congresso Nacional tem projeções da campanha pelo Feminicídio Zero

Cobra News (User)

Amepar define obras de infraestrutura viária na região como principal foco em 2025

Cobra News (User)

Moraes dá 24 horas para Musk indicar representante legal no Brasil

Cobra News (User)

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais