O Portal do Norte do Paraná
Paraná

Setembro Verde: destaque no País, Paraná reforça incentivo à doação de órgãos

A Secretaria de Estado da Saúde reforça as ações de incentivo à doação de órgãos durante o Setembro Verde, mês voltado à conscientização sobre a importância desse ato que pode salvar muitas vidas. O Paraná se mantém como um dos estados com o maior volume de doação no Brasil, com uma média 94% superior à nacional.

Em 2015, o Estado ocupava a quinta posição no ranking da Associação Brasileira de Transplante de Órgãos (ABTO). Nos anos de 2023 e 2024, com 42,5 e 42,3 doações por milhão de população (pmp), respectivamente, o Paraná foi líder em doação. Nos primeiros seis meses de 2025, conforme relatório da ABTO, o Paraná atingiu a marca de 37,9 doações por milhão de população, enquanto no país esse índice é de 19,5.

“A doação de órgãos é um tema que precisa estar sempre no radar das pessoas, pois somente através dela é que podemos realizar transplantes e salvar muitas vidas. O Paraná segue referência nesse assunto, pelos bons números de doações efetivas e também em razão de toda a estrutura que o Estado oferece na logística, com uma frota de veículos renovada e transporte aéreo 24 horas, o que garante rapidez no deslocamento de órgãos e equipes médicas, dentro e fora do Paraná”, destacou o secretário da Saúde, Beto Preto.

De acordo com dados parciais de 2025, o Paraná ocupa a segunda colocação entre os estados brasileiros com o maior volume de doação de órgãos, ficando atrás somente de Santa Catarina, com 42,4 pmp. O Paraná segue à frente de estados como Rondônia (30,9 pmp), Rio de Janeiro (23,2 pmp), Mato Grosso do Sul (22,7 pmp) e São Paulo (22,5 pmp).

CONSCIENTIZAÇÃO – A doação de órgão no Brasil só pode ser feita após o consentimento de um familiar do doador, mesmo que a manifestação seja feita em vida pelo paciente. Essa abordagem aos familiares é realizada por profissionais do Sistema Estadual de Transplantes (SET) e tem gerado bons resultados, o que faz com que o Estado esteja entre os que possuem os menores índices de recusa de doação do Brasil.

No primeiro semestre de 2025, o percentual de recusa familiar foi de 31% – no Brasil é de 45%. Em 2024, o Sistema Único de Saúde realizou mais de 30 mil transplantes no país.

CAMPANHA – Instituído pela Lei Federal nº 11.584/2007, 27 de setembro é o Dia Nacional da Doação de Órgãos. Durante todo o mês, estados e municípios promovem campanhas dedicadas à conscientização e sensibilização sobre o tema. Além do setembro verde, comemorado internacionalmente, a Lei Estadual nº 18.803/2016 instituiu o Setembro Vermelho como o mês dedicado às ações de esclarecimento e incentivo à doação de órgãos e tecidos no Paraná.

Foto: SESA

MAIS INFORMAÇÕES NA RÁDIO COBRA FM 107.1

Postagens relacionadas

Galo é morto a pedradas após invadir quintal e destruir horta

Cobra News (User)

Cambé: enfermeira é agredida após paciente reclamar de demora

Com temperaturas mais baixas, Saúde alerta para cuidados contra os vírus respiratórios

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais