O Portal do Norte do Paraná
Política

Segundo pesquisa, no Paraná, Ratinho Jr vence Lula e Michelle na disputa pela Presidência

Dados de uma pesquisa do Instituto Paraná Pesquisas, divulgados nesta sexta-feira (11), mostram que o governador do Paraná, Ratinho Jr. (PSD), venceria no Estado tanto o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) quanto a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro (PL) na disputa pela Presidência.

O governador empataria com Jair Bolsonaro (PL), caso o ex-presidente estivesse apto a concorrer às eleições em 2026.

Em um primeiro cenário com o presidente Lula, a pesquisa mostra que o governador do Paraná sai na frente com 49% das intenções de voto, contra 15,5% do petista. O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), aparece empatado com Lula, com 15,5%.

Na sequência, estão o ex-ministro Ciro Gomes (PDT), com 5,1%; o governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União), com 1%; e o ministro dos Transportes, Renan Filho (MDB), com 0,4%. Outros 8,6% disseram votar em branco ou anular o voto, e 4,9% não souberam responder ou preferiram não opinar.

Testado contra a ex-primeira-dama, Ratinho Jr. venceria com 44,7% das intenções de voto contra 21,4% de Michelle Bolsonaro. Lula aparece na sequência com 15,5%.

Em seguida estão Ciro Gomes, com 5%; Ronaldo Caiado, com 1,9%, e Renan Filho, com 0,3%. Ainda 7,1% dos eleitores escolheram votar em branco ou nulo e 4,1% não souberam ou preferiram não opinar.

Ratinho Jr. também foi testado contra o deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP). Nesse cenário, o governador sai na frente com 38,8% dos votos, seguido do presidente Lula, com 15,5%. Eduardo aparece em terceiro lugar com 15,2%.

Na sequênciam estão Ciro Gomes, com 5,4%; Ronaldo Caiado, com 1,9% e Renan Filho, com 0,3%. Outros 8,4% disseram votar em branco ou anular o voto, e 4,4% não souberam responder ou preferiram não opinar.

Em um cenário com o ex-presidente Jair Bolsonaro, Ratinho Jr. aparece tecnicamente empatado com ele. Bolsonaro tem 34,4% das intenções de voto, enquanto o governador registra 33,6%, configurando empate técnico dentro da margem de erro da pesquisa. O ex-presidente está inelegível até 2030 por decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Nesse cenário, Lula aparece na sequência com 15,5%, seguido de Ciro Gomes, com 4,7%, Ronaldo Caiado tem 1,2% e Renan Filho, 0,4%. Outros 6,2% disseram que votariam em branco, nulo ou em nenhum dos candidatos, e 4,1% não souberam ou preferiram não opinar.

A pesquisa também testou possíveis cenários de segundo turno entre o presidente Lula e nomes da direita. Em um eventual segundo turno entre o petista e Michelle Bolsonaro, a ex-primeira-dama lidera com 55,7% das intenções de voto, contra 25% do petista. Eleitores que declararam voto branco, nulo ou em nenhum dos dois somam 13,2%, e outros 6,1% não souberam ou não quiseram opinar.

A pesquisa ouviu 1.540 eleitores em 62 municípios do Paraná, de 3 a 6 de julho de 2025. O grau de confiança é de 95,0% e a margem de erro é de 2,5 pontos porcentuais.

Com informações:Bem Paraná/Foto: Divulgação/ AEN-PR

MAIS INFORMAÇÕES NA RÁDIO FM 107.1

Postagens relacionadas

Gilmar Mendes suspende todos processos na Justiça que tratam da chamada ‘pejotização’

Cobra News (User)

Mulheres recebem 20% a menos que homens no Brasil

Cobra News (User)

Paraná Pesquisas estadual: Moro lidera em todos os cenários do primeiro turno e nas simulações de segundo turno

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais