O Portal do Norte do Paraná
Mundo

Robert Francis Prevost é eleito papa e adota o nome Leão XIV; norte-americano é o primeiro de seu país a liderar a Igreja Católica

O Vaticano confirmou, na tarde desta quinta-feira (8), a escolha de Robert Francis Prevost, de 69 anos, como o novo papa da Igreja Católica. Ele adotará o nome Leão XIV, tornando-se o primeiro pontífice nascido nos Estados Unidos.

Prevost nasceu em Chicago, mas também possui cidadania peruana, fruto de sua longa atuação pastoral no Peru, onde trabalhou por cerca de vinte anos. Essa trajetória lhe rendeu o apelido de “pastor de duas pátrias”. Até sua eleição, ocupava uma das funções mais estratégicas da Cúria Romana: liderava o Dicastério para os Bispos, órgão responsável pela nomeação e supervisão de bispos ao redor do mundo.

Entre seus apoiadores, Prevost é visto como uma figura de equilíbrio entre visões tradicionais e a postura mais inclusiva adotada pelo Papa Francisco. O padre Michele Falcone, de 46 anos, membro da Ordem de Santo Agostinho — anteriormente comandada por Prevost —, o descreve como um “meio-termo digno”. Segundo Falcone, Leão XIV compartilha com Francisco o foco nas populações marginalizadas, especialmente os pobres e imigrantes, valorizando o contato direto com as pessoas.

Ordenado sacerdote em 1982, aos 27 anos, Prevost obteve doutorado em direito canônico pela Pontifícia Universidade de Santo Tomás de Aquino, em Roma. Durante seu tempo no Peru, atuou como missionário, pároco, professor e bispo. É fluente em inglês, espanhol e italiano.

Fonte: O Globo.

Foto: Vatican Media.

Postagens relacionadas

Papa pede desculpa após dizer que já existe ‘bichice demais’ em seminários

Cobra News (User)

Canonização de Carlo Acutis: papa Leão XIV vai declarar 1º santo millennial no próximo domingo

Papa Leão XIV marca data da canonização de Carlo Acutis, o primeiro santo da geração millennial

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais