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Proibição de celulares melhora aprendizagem, segundo 70% dos professores, e reduz bullying

A proibição do uso de celulares por alunos durante o período escolar, em vigor desde janeiro de 2025 por lei federal, resultou em avanços percebidos no desempenho e no comportamento dos estudantes.

Segundo pesquisa realizada pelo Grupo Rabbit em outubro, ao menos 70% das escolas registraram melhora nos processos de aprendizagem e nas habilidades cognitivas após a adoção da medida.

O levantamento consultou líderes de instituições privadas e regulares — como docentes, diretores, coordenadores e supervisores — da Educação Infantil ao Ensino Médio.

Mais de 60% dos professores também relataram aumento da atenção dos alunos durante as aulas. O estudo aponta ainda que mais de 80% das escolas observaram maior socialização no ambiente escolar, com interações presenciais mais frequentes entre os estudantes.

Como reflexo, houve queda de aproximadamente 30% nos casos de bullying.

A medida tem apoio entre os educadores. Ao todo, 82% dos professores afirmaram concordar com a proibição.

Resistência à proibição

No início da vigência da lei, a adaptação foi desafiadora, segundo o estudo. O levantamento aponta que 62% dos alunos tentaram ou chegaram a usar o celular nas primeiras semanas.

A resistência foi maior em escolas que não realizaram ações de comunicação prévias com alunos e famílias. A maior parte das instituições limitou-se a enviar comunicados aos responsáveis.

Com informações:R7/Foto:Rovena Rosa/Agência Brasil

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