O Portal do Norte do Paraná
Esporte

Prefeito assina concessão do VGD para a Copa do Mundo de Futebol Feminino 2027

O prefeito Tiago Amaral assinou, na tarde desta quarta-feira (8), o contrato que estabelece a cessão do Estádio Vitorino Gonçalves Dias (VGD) pelo Londrina Esporte Clube (LEC) para a Copa do Mundo Fifa de Futebol Feminino de 2027. Também assinaram o documento o presidente da Fundação de Esportes de Londrina (FEL), Felipe Prochet, o presidente do Londrina Esporte Clube, Getúlio Castilho, e o CEO da Sociedade Anônima de Futebol (SAF) do LEC, Armando Chekerdemian.

Foto: Emerson Dias/NCom

Além do contrato, Tiago também sancionou a lei municipal no 13.993/2025, que autoriza o clube a fazer a cessão à Federação Internacional de Futebol (Fifa) e à sua subsidiária no Brasil, a FWWC27 Ltda. A medida é necessária porque a lei municipal nº 12.000/2014, que concedeu ao LEC a permissão de uso do VGD, não permite novas cessões sem autorização legislativa, por se tratar de um imóvel público.

Em 8 de setembro, uma comissão da Fifa havia efetuado vistorias no Estádio do Café e no VGD, que foi escolhido no dia 30 como uma das opções de base da Copa do Mundo de Futebol Feminino 2027. E, em 2 de outubro, o projeto de lei de autoria do prefeito autorizando a cessão do estádio foi aprovado pela Câmara Municipal de Londrina em regime de urgência.

Agora, o espaço poderá ser utilizado como centro de treinamento por seleções participantes da Copa do Mundo de Futebol Feminino 2027, que será realizada pela primeira vez no Brasil. Segundo a proposta, a cessão do estádio ocorrerá pelo prazo necessário para a organização e realização do evento, que ocorrerá entre 24 de junho e 25 de julho de 2027. Os centros de treinamento serão definidos seis meses antes do início da competição.

Foto: Emerson Dias/NCom

Segundo o prefeito, a possibilidade de Londrina ser uma das subsedes da Copa do Mundo de Futebol Feminino aumentará grandemente a visibilidade internacional da cidade e ajudará a atrair turistas e investimentos. “Essa parceria é resultado do comprometimento do Londrina Esporte Clube, da Prefeitura e da Câmara de Vereadores para com a cidade. Londrina vai ser divulgada para todas as seleções que vão participar da Copa do Mundo de Futebol Feminino, e que poderão escolher ficar sediadas aqui, e isso vai levar o nome da cidade para o exterior. Para nós, é uma divulgação muito importante que eleva a cidade e reforça o seu papel como referência no Brasil”, salientou.

Foto: Emerson Dias/NCom

O presidente da Fundação de Esportes de Londrina, Felipe Prochet, destacou que as articulações para que a cidade fosse escolhida como subsede da Copa do Mundo de Futebol Feminino tiveram início em fevereiro. De acordo com Prochet, o VGD foi escolhido por ser um estádio que recentemente passou por reforma e apresenta boas condições estruturais.

“A Fifa vai exigir que sejam feitas mais algumas benfeitorias, mas não serão muitas. Agora, vamos fazer o contato com os representantes consulares de países como a Itália, Espanha, Portugal, Alemanha e Japão, entre outros, para buscar a aproximação com essas seleções. Estamos felizes porque isso vai colocar Londrina em evidência na mídia internacional, e isso é um marco para o nosso esporte”, afirmou Prochet.

Foto: Emerson Dias/NCom

O CEO da SAF do Londrina Esporte Clube, Armando Chekerdemian, disse que é muito positivo que a cidade esteja buscando essa visibilidade. “Isso fortalece muito a união entre torcida e cidade, bem como o nosso cenário esportivo. Londrina vai ter muita projeção ao hospedar uma seleção de nível internacional”, pontuou.

Segurança para o jogo do LEC neste sábado (11)

Anteriormente, também na tarde de hoje (8), o prefeito Tiago Amaral havia se reunido com o comandante do 5º Batalhão de Polícia Militar (BPM), tenente-coronel Ricardo Eguedis, e com os representantes do LEC. O objetivo do encontro foi alinhar os detalhes relativos à estrutura de segurança para a partida entre Londrina e São Bernardo pela última rodada da série C do Campeonato Brasileiro, no sábado (11), às 17h, no VGD. Todos os ingressos para o setor arquibancada já estão esgotados, nesta partida que poderá definir a classificação do LEC para disputar a série B em 2026.

Foto: Emerson Dias/ NCom

Amanhã (9), às 14h, será realizada mais uma reunião na Prefeitura para discutir o esquema de segurança.

Segundo o prefeito, esse é um momento promissor para o Londrina Esporte Clube e a intenção é garantir o máximo de segurança e conforto para os torcedores. “Todo mundo sabe da importância que damos para o time da nossa cidade, e estamos muito ansiosos com a perspectiva que o Tubarão tem de poder subir para a série B. Por isso, chamamos a Polícia Militar e os representantes do time para discutir algumas estratégias para o jogo, de modo que tudo transcorra com tranquilidade no sábado (11). Faremos outra reunião na quinta-feira (9), que também vai contar com a presença de integrantes da Falange Azul”, disse.

O presidente do LEC, Getúlio Castilho, frisou que é muito importante o diálogo entre instituições, clube e torcida sobre os assuntos relacionados à segurança. “Esperamos que a torcida esteja lá, fazendo o seu papel e incentivando o time. Temos que entender que o Londrina Esporte Clube leva o nome da cidade e traz visibilidade e recursos para cá, e isso vai ser ainda maior na série B. Por isso, a cidade tem que abraçar o time neste momento tão importante”, realçou.

MAIS INFORMAÇÕES NA RÁDIO COBRA FM 107.1

Postagens relacionadas

Corinthians vence Palmeiras no Allianz e leva vantagem para segundo jogo da final do Paulistão

Cobra News (User)

Londrina fica no empate com o Floresta no VGD

Botafogo bate Seattle Sounders e estreia com vitória no Mundial de Clubes

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais