O governador Carlos Massa Ratinho Junior (PSD) apresentou nesta terça-feira (13), no Palácio Iguaçu, uma iniciativa pioneira no país voltada a facilitar o acesso de idosos à casa própria. Batizado de Casa Fácil Paraná Terceira Idade, o novo programa vai oferecer subsídios de R$ 80 mil como entrada na aquisição do imóvel, diminuindo o prazo de financiamento — principal entrave enfrentado por pessoas com mais de 60 anos.
Voltada a idosos com renda mensal de até quatro salários mínimos, a proposta contempla apenas aqueles que ainda não possuem imóvel próprio, não foram beneficiados por outros programas habitacionais e que tenham crédito aprovado pela Caixa Econômica Federal, dentro das regras do Minha Casa, Minha Vida.
“Essa é uma política social estruturante e justa. Estamos olhando com atenção para uma parcela da população que, muitas vezes, tem dificuldade de conquistar autonomia e segurança no acesso à moradia. Com esse incentivo, muitos idosos poderão realizar o sonho da casa própria, com dignidade e qualidade de vida”, destacou o governador durante o lançamento.
O investimento inicial é de R$ 80 milhões, o que deve beneficiar mil paranaenses na primeira fase do projeto. Assim como no modelo tradicional do Casa Fácil, o valor do subsídio será repassado diretamente à Caixa Econômica, reduzindo significativamente a entrada exigida e, consequentemente, o valor das parcelas, já ajustadas a um prazo de pagamento mais curto devido à idade dos beneficiários.
Com essa medida, o Paraná reforça sua posição de liderança nacional em políticas públicas habitacionais inclusivas e inovadoras.
Imagem: AEN

