O Portal do Norte do Paraná
Paraná

Paraná lança programa inédito para garantir moradia própria a idosos

O governador Carlos Massa Ratinho Junior (PSD) apresentou nesta terça-feira (13), no Palácio Iguaçu, uma iniciativa pioneira no país voltada a facilitar o acesso de idosos à casa própria. Batizado de Casa Fácil Paraná Terceira Idade, o novo programa vai oferecer subsídios de R$ 80 mil como entrada na aquisição do imóvel, diminuindo o prazo de financiamento — principal entrave enfrentado por pessoas com mais de 60 anos.

Voltada a idosos com renda mensal de até quatro salários mínimos, a proposta contempla apenas aqueles que ainda não possuem imóvel próprio, não foram beneficiados por outros programas habitacionais e que tenham crédito aprovado pela Caixa Econômica Federal, dentro das regras do Minha Casa, Minha Vida.

“Essa é uma política social estruturante e justa. Estamos olhando com atenção para uma parcela da população que, muitas vezes, tem dificuldade de conquistar autonomia e segurança no acesso à moradia. Com esse incentivo, muitos idosos poderão realizar o sonho da casa própria, com dignidade e qualidade de vida”, destacou o governador durante o lançamento.

O investimento inicial é de R$ 80 milhões, o que deve beneficiar mil paranaenses na primeira fase do projeto. Assim como no modelo tradicional do Casa Fácil, o valor do subsídio será repassado diretamente à Caixa Econômica, reduzindo significativamente a entrada exigida e, consequentemente, o valor das parcelas, já ajustadas a um prazo de pagamento mais curto devido à idade dos beneficiários.

Com essa medida, o Paraná reforça sua posição de liderança nacional em políticas públicas habitacionais inclusivas e inovadoras.

Imagem: AEN

Postagens relacionadas

Dívida ativa junto ao DER-PR agora pode ser parcelada

Agosto Lilás: PCPR participa de operação nacional de combate à violência contra a mulher

UEL divulga resultado do vestibular 2026; veja o calendário das universidades

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais