O Portal do Norte do Paraná
Paraná

Missão de vida: aeronaves da PMPR ajudam a agilizar transporte de órgãos para doação

Em uma corrida contra o tempo, cada segundo conta para que órgãos doados cheguem em segurança aos pacientes que aguardam transplante. No Paraná, esse transporte vital é realizado também pela Polícia Militar do Estado (PMPR), por meio do Batalhão de Polícia Militar de Operações Aéreas (BPMOA), em parceria com o Sistema Estadual de Transplantes. Entre 2023 e setembro de 2025, a corporação realizou 41 missões desse tipo.

O processo começa com a urgência. Quando a Central de Transplantes identifica a necessidade do transporte aéreo, o acionamento é imediato. O BPMOA é chamado quando a Diretoria de Transporte Aéreo da Casa Militar não está disponível. Em caráter de urgência, a equipe mobiliza imediatamente aeronave, tripulação e o time médico. “É uma sincronização total com o hospital receptor. Cada minuto faz diferença”, explica o tenente-coronel Andrey Müller Iark, comandante da unidade.

A velocidade não é o único fator. Médicos e enfermeiros especializados acompanham o voo para garantir a conservação, acondicionamento e monitoramento do órgão. Cada órgão tem seu tempo de isquemia, sendo o período entre a captação e o transplante. O trabalho realizado permite garantir que o órgão chegue em condições ideais para o transporte. Além disso, fatores como condições meteorológicas, tráfego aéreo e logística terrestre influenciam diretamente o sucesso da missão.

A unidade é acionada regularmente em Curitiba, Londrina e Cascavel. O helicóptero é crucial para “pular” o deslocamento terrestre e entregar o órgão no hospital de implante em tempo recorde. Isso garante que o órgão tenha um tempo de isquemia muito menor, preservando sua vitalidade e contribuindo diretamente para o sucesso da cirurgia de transplante.

Para garantir a segurança, o BPMOA segue protocolos operacionais rigorosos. Antes de cada voo, a equipe realiza um briefing, verifica equipamentos, analisa a rota, checa o material médico e se coordena com as centrais de regulação. A modernização das aeronaves e o treinamento constante das equipes contribuíram para reduzir o tempo de resposta e otimizar a integração operacional.

Entre as missões mais memoráveis, estão aquelas realizadas sob condições climáticas adversas, quando ajustes de rota e decisões rápidas garantiram que o órgão chegasse a tempo ao hospital. Em alguns casos, um único doador foi capaz de beneficiar diversos pacientes, salvando várias vidas com um único gesto. “Cada voo representa a chance real de salvar uma vida. É um serviço gratificante, que enaltece o trabalho do BPMOA e motiva nossa equipe a atuar de forma cada vez mais dinâmica”, concluiu o comandante.

Além de policiais militares, bombeiros militares prestam apoio no translado de órgãos pelo Estado. “O Estado do Paraná possui amplo sistema de saúde voltado ao transplante de órgãos e uma logística de ponta para o transporte, mas para que tudo isso possa funcionar depende do sim da família do doador. É preciso lembrar da seriedade do atestado da morte cerebral e do processo de doação. Um sim pode salvar até 8 vidas”, enfatizou o capitão Ricardo Hoffmann, do Corpo de Bombeiros Militar do Paraná e piloto uma aeronave da Casa Militar.

CONSCIENTIZAÇÃO – A doação de órgãos no Brasil só pode ser feita com o consentimento de um familiar, mesmo que o doador tenha manifestado o desejo em vida. Essa abordagem humanizada é realizada por profissionais do Sistema Estadual de Transplantes (SET) e tem gerado bons resultados, o que faz do Paraná um dos estados com os menores índices de recusa de doação do Brasil.

Para reforçar a conscientização, neste sábado, dia 27 de setembro, é o Dia Nacional da Doação de Órgãos. Durante todo o mês, estados e municípios promovem a campanha Setembro Vermelho, com ações de esclarecimento e incentivo à doação de órgãos e tecidos.

MAIS INFORMAÇÕES NA RÁDIO COBRA FM 107.1

Postagens relacionadas

Informe semanal da dengue registra mais 3.302 casos e três óbitos no Paraná

Corpo de homem é encontrado em empresa desativada na área central de Londrina; suspeita de latrocínio

Cobra News (User)

Parceiro da Escola: empresas realizam melhorias e preparam 82 colégios para volta às aulas

Cobra News (User)

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais