O Portal do Norte do Paraná
Brasil

Matrículas no ensino superior EaD superam as presenciais no Brasil

Pela primeira vez, o número de matrículas no ensino superior à distância superou o das graduações presenciais no Brasil. Em 2024, 50,7% dos estudantes estavam matriculados em cursos de EaD. São 5,1 milhões de alunos a distância, contra 5 milhões no ensino presencial. O aumento foi de 5,6% em relação ao ano anterior.

Esses e outros dados estão no Censo da Educação Superior 2024, divulgado nesta segunda-feira (22) pelo Inep, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. A pesquisa, feita todos os anos, está disponível no portal do Instituto.

O Brasil registrou, no total, 10 milhões de estudantes matriculados no ensino superior no ano passado. A expansão das vagas no ensino remoto nos últimos anos tem sido decisiva para esse cenário.

O Censo também reforça a importância das instituições públicas na formação superior no país. A maior parte das universidades brasileiras é pública, elas representam 56,3% do total. O levantamento mostra ainda que, na média nacional, um em cada três estudantes que concluiu o ensino médio em 2023 ingressou na universidade já no ano seguinte.

Mas os dados variam de acordo com a rede de ensino. Na rede federal, 64% dos concluintes seguiram direto para a educação superior, índice acima da média nacional. Na rede estadual, que concentra o maior número de estudantes, a taxa foi de 27%. Já na rede privada, chegou a 60%.

O Censo da Educação Superior usa informações do Sistema e-MEC, do Ministério da Educação, que reúne os registros de todas as instituições, cursos e locais de oferta. Os resultados são fundamentais para o diagnóstico e para decisões voltadas à expansão e à qualidade do ensino superior no Brasil.

Via:Agência Brasil/Foto: Divulgação/MCTIC

MAIS INFORMAÇÕES NA RÁDIO COBRA FM 107.1

Postagens relacionadas

STF decide que porte de maconha para uso não é crime

Cobra News (User)

Transtornos psicológicos fizeram 471 mil trabalhadores serem afastados entre 2012 e 2024

Cobra News (User)

Brasileiros ainda não sacaram R$ 8,5 bilhões de valores a receber

Cobra News (User)

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais