O Portal do Norte do Paraná
Política

Lula diz que ampliar acordo Mercosul-Índia é prioridade para o Brasil

Ampliar o acordo de comércio preferencial Mercosul-Índia é uma prioridade para o Brasil com vista ao livre comércio. A afirmação foi feita neste sábado pelo presidente Lula no encerramento do Fórum Empresarial Brasil-Índia, em Nova Délhi, capital do país asiático. O líder brasileiro destacou, entre os avanços nesse sentido, o acordo sobre cooperação empresarial.

“O acordo sobre cooperação em micro, pequenas e médias empresas que assinamos hoje vai apoiar a troca de experiências em um setor vital para a geração de empregos e para as nossas economias. Nos setores de ponta, como tecnologia da informação, inteligência artificial, biotecnologia e exploração espacial, as oportunidades são inúmeras”, disse.

Lula ressaltou ainda a parceria digital com a Índia, a primeira dessa natureza assinada pelo Brasil.

“Ela reunirá cooperação em inteligência artificial, computação de alto desempenho e startups de base tecnológica. Também somos líderes na criação de infraestrutura pública digital. O Pix brasileiro e o India Stack mostram que é possível democratizar a tecnologia e colocar inovação a serviço da inclusão”, afirmou.

O presidente brasileiro falou também sobre a redução de 50% no desmatamento na Amazônia ante 2022 e da importância da transição energética. E lembrou que nem ela, nem a transição digital, vão acontecer sem minerais críticos.

“A transição energética e digital não se fará sem minerais críticos. O Brasil conta com pelo menos 26% das reservas mundiais de minerais críticos, tendo apenas 30% do seu território prospectado. Queremos atrair a cadeia de processamento dessa riqueza para o território brasileiro, sem fazer opções excludentes. O acordo que assinamos hoje com a Índia vai exatamente nessa direção”, completou.

Da Índia, o presidente Lula segue viagem para a Coreia do Sul, na segunda-feira, dia 23, a convite do presidente sul-coreano, Lee Jae-Myung.

Via:Agência Brasil/Foto: Ricardo Stuckert/PR

MAIS INFORMAÇÕES NA RÁDIO COBRA FM 107.1

 

Postagens relacionadas

Câmara deve votar endurecimento de crime de adulteração de alimentos

Pesquisas Quaest indicam possibilidade de virada no 2º turno em 2 de 15 capitais

Cobra News (User)

Congresso dá 10 dias para governo ter alternativa ao aumento do IOF

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais