O Portal do Norte do Paraná
Paraná

Londrina mantém quadro estável de casos de dengue

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Londrina divulgou, nesta quinta-feira (14), novo boletim epidemiológico sobre a dengue. Os dados apontam que, do início do ano até o momento, foram registradas 20.299 notificações relacionadas à doença, das quais 4.589 foram confirmadas e 15.011 descartadas. Outros 699 casos seguem em análise e a cidade não registra novos óbitos, totalizando nove neste ano.

Além disso, o mapa que apresenta a incidência de casos notificados por área de abrangência das Unidades Básicas de Saúde (UBSs) apresenta um comportamento estável na curva epidemiológica da dengue nas últimas semanas. Com relação à chikungunya, o relatório aponta nove notificações. Uma delas foi confirmada (caso importado), sete descartadas e uma está em análise.

O gerente de Vigilância Ambiental da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Nino Ribas, destacou que a manutenção do cenário positivo depende do esforço contínuo de toda a população. Segundo ele, mesmo com a redução da atividade do Aedes aegypti neste período, a desova do mosquito mantém o risco de proliferação. “Mudanças climáticas, como aumento de temperatura e umidade, favorecem a eclosão dos ovos, o que pode levar ao crescimento da população do mosquito e à maior transmissão de dengue, zika e chikungunya. Por isso, é fundamental que a comunidade siga engajada na eliminação de criadouros e nos cuidados com quintais”, afirmou.

Ribas informou que o município intensificou, recentemente, a limpeza em imóveis de pessoas em condição de acumulação de objetos, em uma ação conjunta da Vigilância Ambiental e a Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU). “A limpeza ocorre após responsável assinar um termo autorizando e se comprometendo a manter limpo”, contou.

Mutirão “Dia D” de Combate à Dengue

A SMS vai promover mais um Dia D contra a dengue, nesta sexta-feira (15), das 8h às 16h, e no sábado (16), das 8h às 11h. A atividade será concentrada no Jardim Santa Joana, na região sul, na área de abrangência da Unidade Básica de Saúde (UBS) do Itapoã. A localidade foi escolhida por apresentar aumento no número de casos notificados de dengue.

Na sexta-feira, os Agentes de Combate às Endemias (ACEs) realizarão ações de orientação à população sobre medidas preventivas e eliminação de criadouros. No mesmo dia, a CMTU dará início à coleta de materiais que não têm serventia. No sábado, as ações terão continuidade com a CMTU realizando o recolhimento de materiais que podem acumular água e servir de criadouros para o mosquito Aedes aegypti.

Outras ações em andamento

Mesmo com o cenário de estabilidade, a SMS prossegue com as ações de controle e prevenção, entre elas: Monitoramento Vetorial; Controle Mecânico e Ambiental (Eliminação de criadouros em visitas domiciliares; Mutirões com apoio intersetorial para remoção de inservíveis; Vistorias em imóveis especiais e pontos estratégicos); Controle Químico (Aplicação de UBV costal, fumacê, em áreas com transmissão ativa; Borrifação residual em locais de risco).

Também estão sendo feitas ações de Vigilância Epidemiológica (Busca ativa e visitas em imóveis com casos notificados; Emissão de boletins com análise de dados semanais); Educação e Mobilização Social (Campanhas educativas em escolas, unidades de saúde e comunidades; Envolvimento de lideranças e conselhos de saúde); Inovações Tecnológicas (Painéis interativos, mapas digitais; Automação de processos com scripts); Integração com a Atenção Primária (Participação dos ACS nas ações educativas e busca de sintomáticos; Articulação com UBS para ações territoriais conjuntas).

Foto: Emerson Dias

MAIS INFORMAÇÕES NA RÁDIO COBRA FM 107.1

Postagens relacionadas

Boletim da Secretaria da Saúde confirma 2.313 novos casos de dengue no Paraná

Cobra News (User)

Paraná é o estado com maior redução nos índices de homicídios dolosos no País

Papai Noel do Igapó entra para o Guinness Book como o maior do mundo

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais