O Portal do Norte do Paraná
Paraná

Londrina lança o Setembro Amarelo 2025

A Prefeitura de Londrina, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), o Hospital Vida e a Associação de Amigos, Familiares e Doentes Mentais de Londrina, lançaram, na manhã desta sexta-feira (5), o Setembro Amarelo, campanha que em 2025 tem como tema “Cuide-se! Sua dor não pode ser invisível”.

foto: Calebe Guedes/PML

Com foco na promoção da saúde mental e na prevenção ao suicídio, o Setembro Amarelo londrinense tem ainda como parceiros da Secretaria Municipal de Saúde, a Santa Casa de Londrina, os hospitais da Zona Norte e da Zona Sul e a Universidade Estadual de Londrina. Também participam da campanha a CMTU e as secretarias municipais de Educação e do Idoso.

Na solenidade, realizada no auditório da Prefeitura, a secretária municipal de Saúde, Vivian Feijó, apresentou a extensa programação da campanha, que tem como ponto alto o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, em 10 de setembro.

foto: Calebe Guedes/PML

Entre as dezenas de atividades programadas pela SMS e seus parceiros, um pouco de tudo: palestras, rodas de conversa, mutirão de conscientização sobre o tema e oficinas com profissionais da área, entre outras. (confira a agenda completa).

Como forma de chamar a atenção das pessoas para a questão, ao longo do mês a sede da Secretaria de Saúde e todas as suas unidades e serviços estarão com uma iluminação amarela. A SMS também está convidando os londrinenses a fazerem o mesmo nas suas casas no dia 10 de setembro.

O prefeito Tiago Amaral destacou a importância de uma campanha como o Setembro Amarelo, que dá visibilidade à questão da saúde mental e promove a valorização da vida.

foto: Calebe Guedes/PML

“A saúde mental, hoje, é um dos temas que mais nos traz preocupação e atenção na área da saúde em Londrina. É um dos maiores desafios que a sociedade e a humanidade têm e é uma grande preocupação nossa. Então, eu faço aqui até um chamado em relação à saúde mental. Prestem atenção nas pessoas que estão do seu lado, porque muitas vezes, na correria do seu dia a dia, você não percebe que alguém do seu lado sofre, sofre tanto a ponto de tirar a própria vida”, afirmou o prefeito.

Para a secretaria municipal de Saúde, Vivian Feijó, falar de saúde mental é primordial para tornar o assunto cada vez mais visível aos olhos da população e, com isso, trazer empatia em relação ao tema.

“É um olhar para a alma, é um olhar onde você se autoanalisa também e pensa: aquilo que eu vou fazer e falar vai contribuir para a saúde mental do outro? Será que aquilo que eu acho é o que realmente a pessoa está sentindo? Então, é trazer um olhar empático, de afeto e amor ao próximo, com esse cuidado de prevenção ao suicídio e a tantas outras doenças como a depressão, por exemplo”, disse.

Assim como o prefeito, Rangel Silva, diretor-geral do Hospital Vida de Londrina, parceiro da Prefeitura na campanha, ressaltou a importância de dar visibilidade à questão da saúde mental e, acima de tudo, valorizar a vida. “Acho que a vida hoje, no seu contexto geral, parece que não tem mais valor. Então, nós temos que trazer isso para as pessoas, dizer que sim, a vida importa, em qualquer fase dela. Independentemente, se você é uma criança, um adolescente, um idoso. E também o despertar, tanto da própria pessoa procurar ajuda quanto de quem está ao lado dela identificar algum sinal. Dar atenção a essa pessoa. Porque é uma doença invisível e só alguém que está muito próximo ou você mesmo, que fala, isso aqui não está normal na minha vida. Então eu preciso de uma ajuda.

Foto: Emerson Dias/ NCom

Algumas ações do Setembro Amarelo:

Dia 8: Música, Alegria e Abraço com o Grupo Lúdico – HC, às 09h, no CAPS infantil.

Dia 8: Diálogo fraterno, escuta – CVV, às 10h, no CAPS infantil.

Dias 9, 16 e 23: No ritmo da Vida – atividade musical com o objetivo de compor música temática com a Psicóloga Denise Sayuri Abe.

Dia 10: “Blitz Amarela”, com ações de conscientização sobre saúde mental, em parceria com a CMTU, a partir das 08h30 no Centro.

Dia 10: Ação “Saúde mental importa – cuide-se!”, no Calçadão, próximo à Rua João Cândido, com práticas integrativas e atividades lúdicas para adultos e crianças sobre o tema, em parceria com o Centro de Ciências da Saúde da UEL, das 9h às 16h

Dia 10: Musica, Alegria e Abraço – Grupo Lúdico – HC, no CAPS infantil 9h.–

Dia 10: Dialogo fraterno, escuta – CVV, no CAPS Infantil, às 10h.

Dia 11: Palestra “Setembro Amarelo: entrelaçando a vida”, com a psicóloga Gabriela Bissi no CAPS III, às 14hs.

Dia 12: Palestra “Arte para resignificar a vida”, Psicóloga Maki Inaba, no CAPS III, às 8h30.

MAIS INFORMAÇÕES NA RÁDIO COBRA FM 107.1

Informações da assessoria de imprensa

Postagens relacionadas

Motociclista fica ferido após colisão contra carro na BR-369

Deputados do Paraná aprovam projeto que libera uso de spray de pimenta por mulheres

Estudante do Paraná morre afogado durante intercâmbio no Canadá

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais