O Portal do Norte do Paraná
Paraná

Londrina apresenta redução de quase 83% nos óbitos por dengue em relação a 2024

Conforme os dados divulgados pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) na última quinta-feira (10), Londrina não apresentou, na última semana, nenhuma região com aumento na incidência de casos notificados de dengue. Isso representa um cenário de estabilidade frente à transmissão da doença, segundo a Gerência de Vigilância Ambiental e a Coordenação de Endemias da SMS.

O levantamento aponta que, do início de 2025 até o momento, foram registradas 19.292 notificações relacionadas à doença, das quais 4.325 foram confirmadas e 13.318 descartadas. Outros 1.649 casos seguem em análise e a cidade registra nove óbitos neste ano.

Os números são significativamente inferiores aos registrados no intervalo entre janeiro e julho de 2024. Naquele período, houve 63.206 casos notificados, 40.873 confirmados, 18.208 descartados e 52 óbitos. No que se refere às mortes pela doença, o número atual é 82,7% menor, enquanto o índice de casos positivos diminuiu 89,4%.

Imagem: SMS/Divulgação

Segundo o gerente de Vigilância Ambiental da SMS, Nino Ribas, o trabalho de controle vetorial segue de forma intensa e contínua, com o objetivo de evitar a reintrodução do vírus em áreas sensíveis e manter os indicadores sob controle. “A manutenção do controle da doença depende do engajamento da população. Mesmo com a atual estabilidade, é indispensável que os moradores continuem adotando práticas de prevenção, como a vistoria semanal de seus quintais e a eliminação de qualquer recipiente que possa acumular água”, disse.

Ribas acrescentou que é fundamental que os Agentes de Combate às Endemias (ACE) sejam recebidos durante as visitas domiciliares. “Esses profissionais são capacitados para orientar, identificar possíveis focos do mosquito Aedes aegypti e realizar ações corretivas, quando necessário”, afirmou.

Ele destacou, ainda, que entre as ações realizadas pela SMS está o Dia D Contra a Dengue, levado periodicamente a diferentes bairros da cidade. Essa iniciativa inclui vistorias em imóveis, distribuições de sacos de coleta, orientações à população e recolhimento de materiais inservíveis.

Em caso de dúvidas ou denúncias de criadouros do Aedes aegypti, basta entrar em contato com a Secretaria de Saúde pelo telefone 0800-400-1893.

MAIS INFORMAÇÕES NA RÁDIO COBRA FM 107.1

Postagens relacionadas

Durante abordagem guarda municipal é atropelado em Londrina

Cobra News (User)

Corpo de Bombeiros terá drones com câmera termal e alto-falante em ação no Litoral

Cobra News (User)

35 municípios vão receber ações do CastraPet Paraná em fevereiro

Cobra News (User)

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais