O Portal do Norte do Paraná
Brasil

INSS elabora instrução normativa para impedir assédio oferecendo empréstimos para aposentados

O INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) quer dar um fim ao assédio de financeiras que oferece empréstimos a aposentados e pensionistas. A medida faz parte de uma instrução normativa em elaboração pela autarquia para mudar o atual modelo de oferecimento de proposta para os idosos.

“Muitos desses assédios acontecem por causa dos correspondentes bancários, que recebem por comissão. Em uma conversa com a Febraban (Federação Brasileira de Bancos) e o Banco Central, foi combinado que isso teria que ser feito diretamente com os próprios bancos”, explicou o presidente do INSS, Gilberto Waller.

A estratégia do Instituto é atuar no modelo de leilões semelhante ao crédito consignado feito para os trabalhadores. O aposentado teria a opção de usar o aplicativo Meu INSS, dizer que tem interesse em um empréstimo, e os bancos teriam um prazo para apresentar propostas ao beneficiário. Isso seria feito sem nenhum outro intermediário, e diretamente pelo aplicativo da autarquia, vetando os demais meios de contrato.

Gilberto Waller também detalhou que a autarquia tem cobrado que instituições ainda não inseridas no Não Me Perturbe — programa do governo federal para bloquear números — façam o cadastro. Assim, os aposentados poderão evitar o recebimento de ligações indesejadas.

Foto:Rafa Neddermeyer

MAIS INFORMAÇÕES NA RÁDIO COBRA FM 107.1

Postagens relacionadas

Em meio à ofensiva dos EUA, PIX bate recorde e registra 290 milhões de operações em um dia

Governo quer acabar com a obrigatoriedade de aulas em autoescolas para tirar a CNH

Banco Central endurece medidas para controlar juros de cartão de crédito a partir deste domingo

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais