O Portal do Norte do Paraná
Paraná

HU da UEL atinge 3 mil doações de córneas e se destaca como referência em órgãos e tecidos

O Hospital Universitário da Universidade Estadual de Londrina (HU-UEL) celebra duas conquistas que reafirmam sua excelência em transplantes de órgãos e tecidos. A instituição de saúde atingiu a marca de 3 mil doações de córneas. Além disso, por meio da Comissão Intra-Hospitalar para Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante (CIHDOTT), foi reconhecido pela Organização de Procura de Órgãos (OPO) da Macrorregional Norte como referência no processo de doação. A OPO é vinculada a Central de Transplantes do Paraná.

A marca de 3 mil doações de córnea é uma conquista significativa para o Banco de Olhos (BOL), reflexo do compromisso, esforço e articulação do HU-UEL, onde o BOL está inserido, junto com os hospitais da região. “Estar nesse lindo trabalho permite testemunhar como uma doação pode transformar, restabelecer uma vida, a volta da visão e da qualidade de vida de tantas pessoas”, observa Ana Paula Oguido, responsável médica técnica do BOL.

A superintendente do HU-UEL, Iara Secco, celebrou a conquista e expressou gratidão a todos os envolvidos. “A doação de córneas ilumina a vida de muitas pessoas e coroa o grandioso trabalho da equipe do BOL. É o momento, também de agradecer às famílias doadoras que possibilitaram a realização deste trabalho”, destaca.

Segundo Ana Paula, cerca de 1.800 pessoas aguardam uma córnea no Paraná, e mais de 32 mil no Brasil. “Cada doação é dar a oportunidade das famílias realizarem esse maior ato de amor, porque realmente doar um órgão ou tecido salva vidas”, disse.

O Banco de Olhos, com 14 anos de atuação e o único público no Estado integrado ao Sistema Nacional de Transplantes (SNT), vem se consolidando como uma referência nacional. Abrange toda a Macrorregião Norte do Paraná, composta por cinco Regionais de Saúde: 16ª, Apucarana; 17ª, Londrina; 18ª, Cornélio Procópio; 19ª, Jacarezinho e 22ª Ivaiporã.

RECONHECIMENTO – No mês passado, marcado pela campanha Setembro Verde, voltada à conscientização e incentivo à doação de órgãos, o HU-UEL conquistou o 1º lugar em três categorias avaliadas pela Organização de Procura de Órgãos (OPO) da Macrorregional Norte: Hospital Notificador de Morte Encefálica no Estado do Paraná; Hospital com mais Doações de Órgãos e Tecidos em Doadores em Morte Encefálica da Macrorregional Norte; e Ausência de Escapes de Possíveis Doadores de Tecidos Oculares.

Além destas, ficou em segundo lugar em “Hospital com Coordenação CIHDOTT Presente nas 24H/dia na Condução de Processos de Morte Encefálica”. As premiações são referentes aos resultados de 2024.

Por trás destas conquistas está o trabalho de uma equipe multiprofissional formada por médicos, enfermeiros, psicólogos, assistentes sociais, fisioterapeutas e outros profissionais que atuam em protocolos de Morte Encefálica (ME) e Parada Cardiorrespiratória (PCR), sempre dentro de
parâmetros éticos e legais, garantindo acolhimento aos familiares e agilidade ao processo.

Para a coordenadora da CIHDOTT, Caroline Marchi, esta conquista é fruto do empenho e dedicação de cada membro da equipe e do apoio fundamental da direção do Hospital. “O resultado é reflexo de um trabalho realizado com compromisso e humanidade que pode transformar dor em esperança e salvar muitas vidas”, afirma.

NÚMEROS – No HU-UEL, em 2024 foram realizados 109 protocolos de morte encefálica, com 57 casos viáveis para doação e 40 efetivados, além de 17 recusas e 45 contraindicações. Já em 2025, até o momento, foram 60 notificações, resultando em 23 doações confirmadas.

As conquistas reforçam o compromisso do HU com a doação de órgãos e tecidos, transformando solidariedade em esperança e reafirmando o hospital como referência humanizada em saúde pública.

Foto: Roberto Dziura Jr/AEN

MAIS INFORMAÇÕES NA RÁDIO COBRA FM 107.1

Postagens relacionadas

Idoso é esfaqueado por vizinha com transtornos mentais na zona norte de Londrina

Cobra News (User)

Câmara aprova acúmulo salarial para secretários de Londrina

Saúde confirma mais 4.050 casos e três novos óbitos por dengue no Paraná

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais