O Portal do Norte do Paraná
Brasil

Conheça as novas regras para pacotes de TV, celular e internet

Pacotes de televisão, celular e internet contam com novas regras de reajuste e corte por inadimplência a partir desta segunda-feira (1º), com a entrada em vigor da nova versão do RGC (Regulamento Geral de Direitos do Consumidor de Serviços de Telecomunicações), da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações).

Agora, o regulamento permite que as operadoras façam o reajuste de preços com base em uma data definida pela empresa (data-base) ou na data da contratação. A Anatel diz que, em qualquer caso, o aumento só pode ocorrer após 12 meses da assinatura do contrato, em conformidade com o CDC (Código de Defesa do Consumidor).

No caso de uma pessoa que contratou o serviço em setembro, por exemplo, e que a empresa tem como data-base de reajuste o mês de novembro, o primeiro aumento só ocorrerá em setembro do ano seguinte. Depois disso, o reajuste passará a ser em novembro.

Outra mudança prevista pelo novo regulamento é que o consumidor só poderá ter os serviços suspensos após 15 dias da notificação de inadimplência. Antes, o prazo era de cinco dias. Nos casos de telefonia fixa e móvel, mesmo durante a suspensão, o cliente continuará podendo fazer chamadas para serviços de emergência e para a central da própria operadora.

Reajuste de pacotes de televisão, celular e internet

A Anatel determinou, por meio do regulamento, que a informação sobre a data de reajuste deve ser clara no momento da contratação. Quando a correção estiver vinculada a uma data-base diferente da adesão, o consumidor deverá ser avisado de forma destacada e em linguagem simples.
Guilherme Andriani, advogado especialista em direito do consumidor e sócio do Bornhausen & Zimmer Advogados, diz que, antes, o reajuste só podia ocorrer após 12 meses da contratação, regra aplicada individualmente a cada contrato.

Com informações:Bem Paraná/Foto:Fernando Frazão/ABr

MAIS INFORMAÇÕES NA RÁDIO COBRA FM 107.1

 

Postagens relacionadas

Mega-Sena, concurso 2.775: aposta única leva prêmio de R$ 81,4 milhões

Cobra News (User)

Petrobras reduz preço de gasolina vendida a distribuidoras a partir desta terça-feira

Atraso na entrega das vacinas contra Covid-19 aos estados ocorreu por troca de fornecedor

Cobra News (User)

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais