O Portal do Norte do Paraná
Paraná

Com mudança de endereço, UPA Centro-Oeste ficará fechada a partir desta sexta (8)

A partir das 7h desta sexta-feira (8), a Unidade de Pronto Atendimento Maria Angélica Castoldo (UPA Centro-Oeste) irá pausar temporariamente os atendimentos para a mudança de endereço. Na segunda-feira (11), às 7h, a UPA será reaberta em novo local, na Rua Senador Souza Naves, 1.681, esquina com a Avenida Bandeirantes. No prédio, onde funcionava o antigo hospital Mater Dei, a UPA Centro-Oeste terá ampliação dos atendimentos, com mais profissionais de saúde disponíveis e espaços adequados.

Para que ocorra a transferência ao novo endereço, a UPA situada no Jardim do Sol vai receber pacientes por busca espontânea até às 6h da manhã de sexta-feira (8). As ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192) e do Serviço Integrado de Atendimento ao Trauma em Emergência (SIATE) já foram orientadas de que, a partir da meia-noite de hoje (7), devem encaminhar os pacientes regulados a outras unidades de urgência e emergência.

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) remanejou seus profissionais para reforçar a escala em outras unidades de saúde, no período em que a UPA Centro-Oeste estiver com os atendimentos suspensos. Com isso, entre sexta-feira (8) e a madrugada de segunda-feira (11), a população deverá buscar a UPA do Jardim Sabará, o  Pronto Atendimento do Jardim Leonor ou a Unidade Básica de Saúde (UBS) do Jardim do Sol.

UPA Sabará. Foto: Emerson Dias / NCom

A secretária municipal de Saúde, Vivian Feijó, destacou que Londrina se planejou e organizou sua rede de serviços para que não haja riscos de desassistência a quem precisar de atendimento. “Enviamos previamente comunicados a todos os prestadores da rede SUS e reforçamos o atendimento em nossos serviços. Inclusive, incrementamos as equipes na UBS do Jardim do Sol, UPA Sabará e PA do Leonor, conforme anunciado. Esperamos que tudo ocorra bem e com segurança para todos, e que seja um novo tempo de atendimento ainda mais qualificado e humanizado disponibilizados pela equipe da UPA Centro-Oeste”, frisou.

Na UPA Sabará, que fica na Avenida Arthur Thomas, 1.390, o funcionamento é 24h por dia, todos os dias da semana. Durante a transição, a unidade vai ampliar sua escala médica, com 10 clínicos gerais das 7h até 1h e 6 clínicos das 1h às 7h. Para atendimentos de ortopedia, haverá dois profissionais disponíveis, 24h por dia.

PA Leonor terá atendimento reforçado no fim de semana / Foto: Emerson Dias / NCom

O PA do Jardim Leonor, localizado na Rua Aroeira, 284, vai passar a ter cinco médicos clínicos-gerais das 7h às 19h, seis clínicos-gerais das 19h até 1h, e três clínicos-gerais das 1h até às 7h. Essa unidade também atende crianças menores de 12 anos pela Rede Carinho, com atendimento pediátrico das 7h da manhã até 1 da madrugada.

E a UBS do Jardim do Sol, situada na Rua Via Láctea, 877, vai estender seu horário de funcionamento. Na sexta-feira (8), a unidade abrirá regularmente, às 7h, e encerra o atendimento à uma da madrugada. No sábado (9), a UBS abrirá excepcionalmente, com funcionamento das 7h às 19h.

Atendimentos da UPA passarão para o antigo Mater Dei
Prédio do antigo Mater Dei passou por reformas / Foto: Emerson Dias/NCom

Reforma – A mudança da UPA Centro-Oeste vai permitir o andamento das obras de recuperação do prédio da Avenida Leste-Oeste, que está com graves danos em sua estrutura. A obra, com valor de R$ 1.836.944,28, está sendo executada pela empresa Regional Planejamento e Construções Civis, selecionada por meio de licitação. O prazo em contrato para finalização dessa obra é de 240 dias.

A reforma da UPA Centro-Oeste contempla a reconstrução das calçadas externas e do estacionamento com piso paver, além do reforço da fundação, correção das alvenarias e dos revestimentos, e substituição de portas danificadas. Também será executado um muro de arrimo nos fundos da unidade, na divisa com a escola vizinha ao prédio. Para a construção desse muro, será necessário demolir parcialmente a estrutura da UPA, uma das extremidades da enfermaria, e reconstruí-la.

Estão previstas ainda a substituição de telhas com infiltrações, bem como a troca de rufos e calhas. A fase dois da obra, que será complementar e está em fase de licitação pela Prefeitura, incluirá os acabamentos finais e a construção de uma nova rampa de acesso, além de outras melhorias para a acessibilidade.

Foto: Vivian Honorato / arquivo NCom

MAIS INFORMAÇÕES NA RÁDIO COBRA FM 107.1

Postagens relacionadas

Prefeitura de Londrina e Ipardes assinam convênio para uso da base de dados do Instituto em projetos do Município

Bebê de 11 dias é salva de engasgo por policiais militares em Arapongas

Cobra News (User)

Outubro Rosa: Paraná tem 3.650 novos casos estimados para este ano

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais