O Portal do Norte do Paraná
Paraná

Com baixa cobertura nos grupos prioritários, Saúde reforça papel da vacinação contra a gripe

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) reforça a importância da vacinação para conter o avanço de vírus como a Influenza A e o vírus sincicial respiratório (VSR). Desde o início da campanha de vacinação da gripe, o Paraná aplicou 1.929.196 doses. Nos grupos prioritários, a cobertura atual é de 36,5%. Entre as crianças, a taxa é de apenas 27,2%, abaixo da meta de 90%.

“Estamos vendo uma circulação intensa desses vírus em todo o Paraná. A Influenza A representa hoje cerca de 20% dos casos, e o VSR, que tem atingido com gravidade crianças pequenas, chega a 30% das amostras analisadas. O momento é crítico e exige resposta rápida”, defendeu o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto, em entrevista coletiva nesta sexta-feira (23), em Londrina, no Norte do estado.

No último ano, o número de casos de Síndromes Respiratórias Agudas Graves (Srags) era de 8.304. Em 2025, no mesmo período, o número registrado é de 8.273. Mesmo com menos casos registrados, a gravidade das infecções aumentou. “Em 2024, perdemos quatro crianças menores de 12 anos por síndrome respiratória aguda grave. Agora, já são 11 vidas perdidas. São números que nos entristecem e nos mobilizam”, alertou.

O Paraná tem cerca de 4,7 milhões de doses da vacina contra a gripe disponíveis, mas pouco menos da metade foi aplicada até agora. “Já usamos quase 2 milhões de doses. Ainda temos 2,7 milhões em estoque. A vacina é segura, gratuita e fundamental para evitar complicações e internações”, destaca Beto Preto.

Para alcançar um maior número de pessoas, a Sesa está orientando os municípios a intensificar a vacinação extramuros, levando as equipes a locais de grande circulação, como feiras, escolas, igrejas e centros comerciais. “É a vacina fora da sala de vacina. É ir até onde o povo está. Essa é a nossa missão”, disse o secretário.

O Paraná ainda não precisou decretar situação de emergência em saúde pública, ao contrário de estados como Santa Catarina, Rio Grande do Sul e São Paulo. “Seguimos com os indicadores sob controle, mas atentos. Neste momento, nossa aposta é na vacina e na conscientização. Vacinar é um ato de amor coletivo. É proteger a si e aos outros. Vacinar, vacinar e vacinar”, concluiu.

MAIS INFORMAÇÕES NA RÁDIO FM 107.1

Postagens relacionadas

Frente fria no Sul do Brasil traz temporais para o Paraná nesta sexta-feira, informa Simepar

Cobra News (User)

Compagas entrega primeiras obras da expansão da rede de gás canalizado de Londrina

Cobra News (User)

Prêmios de R$ 1.000 do Nota Paraná saem para moradores de 44 cidades; confira quais são

Cobra News (User)

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais