O Portal do Norte do Paraná
Paraná

Casos de dengue em Londrina caem 90% em relação a 2024

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Londrina divulgou, nesta quinta-feira (28), novo boletim epidemiológico sobre a dengue. Os dados mostram que o município teve avanços significativos no combate à dengue em relação ao ano anterior. Em 2024, neste mesmo período, a cidade somava 41.641 casos confirmados e 52 mortes. Em 2025, Londrina registra do início do ano até agora 4.595 casos confirmados e nove óbitos. A redução é de aproximadamente 90% nos casos confirmados e 83% nos óbitos.

O boletim desta semana também aponta que foram registradas 20.840 notificações relacionadas à doença, das quais 15.600 foram descartadas. Há, ainda, 645 notificações em análise. Além disso, o mapa que apresenta a incidência de casos notificados por área de abrangência das Unidades Básicas de Saúde (UBSs) continua apresentando um comportamento estável na curva epidemiológica da dengue. Com relação à chikungunya, o relatório mantém o número de dez notificações. Duas delas foram confirmadas (casos importados, de fora), sete descartadas e uma está em análise.

Segundo o gerente de Vigilância Ambiental da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Nino Ribas, o cenário atual pode ser caracterizado como de estabilidade na transmissão, porém com circulação contínua do vírus e risco de novos casos. “Nesse contexto, a Vigilância Ambiental mantém diversas ações estratégicas, essenciais para conter a disseminação do vírus, reduzir o risco de novos casos graves e garantir a resposta adequada da rede de atenção à saúde”, disse.

Dia D será na região da UBS Lindóia. Foto: Vivian Honorato / arquivo NCom

Dia D – Entre as ações executadas, está o Mutirão “Dia D” de Combate à Dengue, que nesta semana acontecerá na Vila Romana, na área de abrangência da Unidade Básica de Saúde (UBS) Lindóia. A atividade será realizada nesta sexta (29), das 8h às 16h, e no sábado (30), das 8h às 11h.

A localidade foi escolhida por apresentar aumento no número de casos notificados de dengue. Serão vistoriados 1.400 imóveis, em 16 quarteirões, na Vila Romana, e mais 1.400, em 20 quarteirões, na Vila Romana II.

Na sexta-feira, os Agentes de Combate às Endemias (ACEs) realizarão visitas domiciliares com orientações à população sobre medidas preventivas e eliminação de criadouros. Na mesma data, a CMTU iniciará a coleta de materiais inservíveis, conforme itinerário previamente definido. No sábado, as ações terão continuidade, com a Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU) prosseguindo com o recolhimento de materiais que possam acumular água e servir de criadouros para o mosquito Aedes aegypti.

Outras ações  A SMS também prossegue com inspeções e eliminação de criadouros em imóveis residenciais e comerciais; mutirões comunitários para redução de focos do mosquito Aedes aegypti; monitoramento entomológico por meio de ovitrampas e levantamento de índices de infestação; fiscalização de imóveis com risco ambiental, em articulação com outros órgãos municipais; ações educativas e orientação à população, reforçando medidas preventivas em nível domiciliar.

Foto: Emerson Dias

MAIS INFORMAÇÕES NA RÁDIO COBRA FM 107.1

Postagens relacionadas

Prefeitura divulga programação cultural de Natal em Cambé

Cadeiras anfíbias garantem acessibilidade ao mar no Litoral paranaense

Cobra News (User)

Homem é flagrado por câmera de segurança ateando fogo em área de mata em Cascavel

Cobra News (User)

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais