O Portal do Norte do Paraná
Paraná

Câmara de Londrina fará audiência sobre permissão para uso de spray de defesa pessoal

A Câmara Municipal de Londrina (CML) realizará no dia 27 de agosto (quarta-feira), às 19 horas, audiência pública para discutir o projeto de lei (PL) nº 34/2025, de autoria do vereador Santão (PL), que busca garantir o acesso a “spray de extratos vegetais do tipo névoa ou espuma” para legítima defesa. O debate será coordenado pelas comissões de Seguridade Social e de Política Urbana, Meio Ambiente, Segurança Pública, Direitos e Bem-Estar Animal. Haverá transmissão ao vivo pelo YouTube e Facebook da CML, e os interessados em participar presencialmente podem se cadastrar antecipadamente no site do Legislativo para agilizar o acesso ao local (clique aqui).

Sobre o projeto  

O PL nº 34/2025 permite que cidadãos maiores de 18 anos residentes em Londrina comprem “sprays de extratos vegetais” em recipientes de até 50 ml ou 70 gramas, com concentração máxima de 30%. O vereador Santão argumenta que a proposta busca garantir o direito à legítima defesa e à segurança pessoal, além de facilitar o acesso ao produto, que poderia ser vendido em farmácias e drogarias.

Divergências na análise

O projeto já passou por avaliação da Procuradoria Legislativa da CML, que emitiu parecer contrário, alegando inconstitucionalidade. A Procuradoria fundamentou sua posição no artigo 21, inciso VI, da Constituição Federal, que atribui à União a competência exclusiva para legislar sobre material bélico. O parecer cita ainda decisões do STF que reforçam essa interpretação, além de mencionar que o Exército classifica como “controlados” produtos químicos feitos com pimenta e outros extratos vegetais. A Procuradoria também anexou parecer da Marinha do Brasil, assinado em maio de 2019, com manifestação contrária a um projeto de lei em tramitação no Congresso Nacional (PL nº 161/2019) que libera a comercialização do spray de pimenta, gás de pimenta ou gás OC como equipamento não-letal, destinado exclusivamente para a defesa pessoal. 

Conforme a Marinha, o emprego do gás de pimenta contra seres humanos, por militares e policiais, tem o propósito de dispersar multidões, neutralizar criminosos suspeitos e isolar áreas, não sendo destinado à defesa pessoal. A substância é classificada como agente de guerra química, do tipo gás lacrimogêneo, e a sua utilização provoca irritação aos olhos, podendo causar dor e até cegueira temporária, com efeitos que se estendem ao nariz e à boca. Segundo o órgão, facilitar o acesso para utilização como defesa pessoal, de maneira irrestrita, possibilitaria a aplicação do mesmo dispositivo em eventual revide contra as Forças do Estado.

Com entendimento diverso, os vereadores da Comissão de Justiça, Legislação e Redação da CML aprovaram a continuidade da tramitação do PL nº 34/2025. A relatora do projeto na comissão, vereadora Anne Ada (PL), argumentou que o produto previsto no projeto não se enquadra como material bélico nem se equipara ao chamado spray de pimenta, pois sua formulação é diferente. Ainda segundo ela, ele não faz parte do rol de produtos controlados pelo Exército Brasileiro, conforme a Portaria n° 118, de 4 de outubro de 2.019, e o PL trata de interesse local, enquadrando-se na competência municipal prevista no artigo 30, inciso I, da Constituição. Ela também citou o exemplo do Distrito Federal, onde projeto semelhante (PL nº 945/2024) foi aprovado recentemente.

Próximos passos  

As comissões temáticas, em análise prévia, destacaram a necessidade de audiência pública e de ouvir órgãos como a Secretaria Municipal de Defesa Social, a Guarda Municipal, o 5º Batalhão da Polícia Militar e a Autarquia Municipal de Saúde antes de uma decisão final. Assim, o debate será uma oportunidade para recolher contribuições técnicas e da população, com o objetivo de auxiliar os vereadores em sua decisão.

Serviço:
Audiência Pública sobre o PL nº 34/2025
Data: 27 de agosto (quarta-feira)
Local: CML (Rua Gov. Parigot de Souza, 145)
Transmissão pelo YouTube e Facebook da CML
Cadastro para acompanhar presencialmente: Clique aqui

MAIS INFORMAÇÕES NA RÁDIO COBRA FM 107.1

Postagens relacionadas

Com 3,5 milhões de pessoas vacinadas, taxa de detecção de Influenza cai para 4% no Estado

Combate ao tráfico: apreensões de maconha e cocaína crescem no Paraná no 1º semestre

Cobra News (User)

Prefeitura de Cambé faz mutirão para emissão de carteira que dá gratuidade em viagens para idosos

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais