O Portal do Norte do Paraná
Brasil

Brasil avança na vacinação contra HPV e ultrapassa média mundial

No último ano, o Brasil atingiu quase 83% de cobertura vacinal contra o HPV entre meninas de 9 a 14 anos. Entre os meninos, a cobertura chegou a 67%. Os dois resultados estão acima da média mundial, que é de 12%, segundo a OMS, Organização Mundial da Saúde.  

A vacina contra o Papilomavírus humano protege contra diversos tipos de câncer associados ao HPV, entre eles: colo do útero, ânus, pênis, garganta e pescoço, além de verrugas genitais.

Desde 2023, o Brasil registra avanços na vacinação do público infantil. O Ministério da Saúde afirma que o resultado é devido à retomada do PNI, Programa Nacional de Imunizações, com a garantia da oferta de vacinas, mobilizações nacionais, vacinação em escolas e implementação de estratégias adaptadas à realidade de cada região.

Desde o ano passado, o Brasil adotou o esquema vacinal contra o HPV em dose única para crianças e adolescentes de 9 a 14 anos, substituindo o modelo anterior de duas doses. A iniciativa faz parte do compromisso do Brasil com a OMS para eliminar o câncer de colo do útero, que prevê atingir 90% de cobertura vacinal entre meninas até 2030.

O país foi além da meta ao incluir também os meninos na vacinação. Desde 2014, o SUS já distribuiu mais de 75 milhões de doses, consolidando uma das políticas de vacinação mais abrangentes do mundo.

Além de meninos, o programa inclui imunossuprimidos, vítimas de violência sexual, usuários de PrEP e crianças com papilomatose respiratória recorrente.

Via:Agência Brasil/Foto: Marcelo Camargo

MAIS INFORMAÇÕES NA RÁDIO COBRA FM 107.1

Postagens relacionadas

Congresso derruba vetos de Lula e volta a proibir ‘saidinha’ de presos, inclusive para visitar a família

Cobra News (User)

Genéricos contribuem para queda de mais de 50% no preço de remédios

Cobra News (User)

STF fixa em 40 gramas quantidade de maconha para diferenciar usuário de traficante

Cobra News (User)

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais