O Portal do Norte do Paraná
Brasil

Anvisa publica pacote de medidas contra falsificação de medicamentos

A Anvisa publicou, nesta sexta-feira (20), um pacote de medidas contra a venda irregular de hormônios e contra a falsificação de medicamentos de alto custo, incluindo as canetas emagrecedoras. Entre os casos mais graves, foram identificados lotes falsificados de Mounjaro, Botox e Enhertu, um remédio contra o câncer. Também foram apreendidos anabolizantes sem registro.

Lotes falsificados

O primeiro grande alerta é sobre o Mounjaro, medicamento usado para diabetes tipo 2 e perda de peso. A fabricante Eli Lilly identificou unidades falsificadas do lote D 83 88 38. Por isso, fique atento: as embalagens falsas têm impressão borrada e espaçamento irregular na data de validade.

A lista de remédios falsificados inclui ainda o Enhertu, medicamento para câncer de mama. O lote 41 64 66 foi adulterado. O frasco falso é maior que o original e tem a tampa de metal pintada de amarelo, enquanto o verdadeiro tem tampa de plástico.

Também há registros de falsificações do imunoterápico Opdivo, nos lotes ACW7159 e ACS8612, e da toxina botulínica Botox, no lote C7936C3.

Hormônios

Outra determinação da Anvisa é a proibição, em todo o país, da manipulação e do uso de implantes hormonais com a substância Nesterona. A agência afirma que não há comprovação de segurança para o uso desse hormônio em forma de implantes, os populares “chips hormonais”. A proibição vale para todas as farmácias de manipulação do Brasil, e os estoques devem ser recolhidos imediatamente.

A agência sanitária também determinou a apreensão de uma lista extensa de anabolizantes e hormônios ilegais, como testosterona e oxandrolona, vendidos sem registro sanitário.

As resoluções com os medicamentos proibidos estão disponíveis no portal da Anvisa em anvisalegis.datalegis.net.

Lembrando que a orientação para pacientes, clínicas e hospitais é verificar o número do lote e a integridade da embalagem antes do uso. Em caso de suspeita, guarde o produto e comunique as autoridades sanitárias.

Via:Agência Brasil/Foto: Valter Campanato

MAIS INFORMAÇÕES NA RÁDIO COBRA FM 107.1

 

Postagens relacionadas

Bolsonaro deixa hospital após exames e vai continuar tratamento em casa

Brasil consegue controlar casos importados de sarampo

BPC: governo cria prazos para atualizar cadastro e evitar fraudes

Cobra News (User)

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais