O Portal do Norte do Paraná
Brasil

Anvisa emite alerta para uso de canetas emagrecedoras sem acompanhamento médico

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) emitiu nesta segunda-feira (9) um alerta sobre o uso de canetas para o tratamento de obesidade e diabetes sem acompanhamento médico.

O documento cita o aumento de notificações de casos de pancreatite associados ao uso desse tipo de medicação no país.

Como o g1 publicou em primeira mão, o Brasil tem seis casos de mortes por pancreatite associadas ao uso desse tipo de medicamento em investigação. Além disso, são mais de 200 casos de pessoas que tiveram problemas no pâncreas durante o uso também sendo investigados.

O alerta da agência inclui todos os medicamentos que contenham dulaglutida, liraglutida, semaglutida e tirzepatida. Isso inclui todas as canetas registradas no país.

Embora a pancreatite já esteja descrita como reação adversa na bula desses medicamentos no Brasil, a Anvisa afirma que houve um aumento recente de notificações e que as canetas devem ser usadas exclusivamente conforme as indicações aprovadas em bula e sempre com prescrição e acompanhamento de profissional habilitado.

Entenda a pancreatite

O que é a pancreatite? A pancreatite é uma inflamação do pâncreas, órgão que fica na região do abdômen e tem papel central na digestão e no controle do açúcar no sangue. É ele que produz enzimas que ajudam a digerir os alimentos e hormônios como a insulina, responsável por regular a glicose no organismo.

Com informações:G1/Foto:Reprodução/TV Globo

MAIS INFORMAÇÕES NA RÁDIO COBRA FM 107.1

Postagens relacionadas

Exército aumenta limite de armas para policiais militares e bombeiros

Cobra News (User)

Combustíveis ficam mais caros em todo o país

Mega-Sena, concurso 2.747: prêmio acumula e vai a R$ 15 milhões

Cobra News (User)

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais