O Portal do Norte do Paraná
Paraná

Agricultura publica chamamento para seleção de pequenos produtores familiares

Foi publicado ontem (2), na edição 5.596 do Jornal Oficial do Município (JOM), um edital de chamamento público voltado à seleção de agricultores familiares para o fornecimento de gêneros alimentícios. O procedimento tem como objetivo a execução do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), na modalidade Compra com Doação Simultânea. Entre outros alimentos, o chamamento abrange verduras, legumes, frutas, arroz, feijão, pães, bolachas, doces, filé de tilápia resfriado e sobrecoxa de frango congelada com osso.

Os produtos adquiridos serão destinados às entidades atendidas pelo programa Mesa Brasil, do Sesc Londrina, que tem parceria da Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento (SMAA). Ativo na cidade desde 2006, o Mesa Brasil abrange cerca de 80 entidades no município e em sua região metropolitana. Através da iniciativa, que conta com uma assistente social e uma nutricionista, o Sesc Londrina faz o acompanhamento de doações de alimentos e fornece orientações sobre o armazenamento e transporte desses materiais, assim como aconselhamento nutricional, tanto para as organizações doadoras quanto para as instituições filantrópicas. Já a SMAA é responsável por realizar a gestão de notas fiscais, alimentar os dados no sistema do governo federal e gerenciar a lista de instituições que receberão os alimentos distribuídos pelo Sesc.

Foto: Emerson Dias/NCom/Arquivo

Podem participar do chamamento agricultores familiares detentores de Declaração de Aptidão ao Programa Nacional de Agricultura Familiar (Pronaf/DAP) com Cadastro de Pessoa Física (CPF) válido ou Cadastro Nacional da Agricultura Familiar (CAF) ativo. O limite individual de venda do Agricultor Familiar deverá respeitar o valor máximo de R$ 15 mil, por Declaração de Aptidão ao Pronaf/DAP ou CAF.

As listas completas com os detalhes sobre a elegibilidade à seleção e as informações sobre os documentos solicitados para participação podem ser encontradas no edital do procedimento.

A seleção será realizada em etapa única, com os documentos de habilitação sendo entregues à Comissão Especial de Chamamento da Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento. Os interessados ou seus representantes legais deverão comparecer entre 6 e 17 de outubro, das 8h às 17h30, à sede da SMAA, localizada no subsolo do prédio da Caapsml (Rua Anísio Rigioli, s/n, Centro Cívico). A documentação deverá ser entregue em envelope lacrado e fechado.

Foto: Emerson Dias/NCom/Arquivo

A abertura dos envelopes e análise dos documentos será feita de 20 a 21 de outubro, e a divulgação do resultado preliminar está prevista para o dia 22, após as 17h30. Os participantes que desejarem recorrer contra o resultado poderão fazê-lo até as 17h30 do dia 23, com a análise dos recursos programada para o dia 24 e a homologação e divulgação do resultado final marcadas para 30 de outubro.

Segundo a diretora de Abastecimento da SMAA, Priscila Lima Magarotto de Paula, o Programa de Aquisição de Alimentos fortalece a agricultura familiar e, ao mesmo tempo, garante comida de qualidade para quem mais precisa.

“É uma ação que une produção local, saúde e combate à insegurança alimentar em Londrina. Os pequenos agricultores de Londrina têm no Programa de Aquisição de Alimentos uma chance de valorizar sua produção, garantir renda justa e ainda colaborar para levar alimentos de qualidade a quem mais precisa. É uma oportunidade de fortalecer a comunidade juntos”,

MAIS INFORMAÇÕES NA RÁDIO COBRA FM 107.1

Postagens relacionadas

35 municípios vão receber ações do CastraPet Paraná em fevereiro

Cobra News (User)

Cambé recebe o espetáculo A Paixão de Cristo na semana da Páscoa

Cobra News (User)

Paraná cria força-tarefa com apoio de municípios para aumentar coberturas vacinais

Cobra News (User)

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais