O Portal do Norte do Paraná
Paraná

Governo do Estado presta homenagem aos profissionais que atuaram no resgate em Brumadinho

O governador Ratinho Junior recebeu, nesta segunda-feira (01), bombeiros e policiais enviados pelo Paraná para apoio aos trabalhos em Brumadinho (MG), após o rompimento da barragem da Mina do Feijão. Os 32 oficiais foram homenageados com medalhas em uma solenidade no Palácio Iguaçu. “É uma homenagem mais do que justa diante do ato de bravura dos nossos oficiais paranaenses numa situação tão adversa”, afirmou o deputado estadual Cobra Repórter (PSD).

Também foram homenageados dois cães farejadores do Corpo de Bombeiros: Thor e Brida, que auxiliaram na localização das vítimas soterradas no desastre ambiental. Thor, cão da raça Golden Retriever, tem pouco mais de 6 anos e deve se aposentar no final de 2019. Durante o resgate, ele sofreu uma lesão, mas já se recuperou.

O Paraná foi um dos primeiros estados a disponibilizar profissionais e equipamentos às ações de apoio técnico e operacional no resgate das vítimas na tragédia de Brumadinho, ocorrida em 25 de janeiro deste ano. “Essa homenagem foi o mínimo que o estado pode fazer diante do trabalho de nossos oficiais que colaboraram, ajudaram o estado de Minas Gerais. Isso é apenas um simples reconhecimento ao nosso Corpo de Bombeiros, que é considerado um dos melhores do Brasil”, disse o Governador Ratinho Junior.

No final de janeiro, o Corpo de Bombeiros enviou uma equipe do Grupo de Operações de Socorro Tático (Gost), que é referência em ações de busca e salvamento em situações desta natureza. O Comandante do Corpo de Bombeiros do Paraná, Coronel Samuel Prestes, explicou que o Paraná também enviou um helicóptero com uma equipe de soldados do Batalhão de Operações Aéreas da Polícia Militar. Além disso, a Polícia Civil enviou uma perita criminal que atuou na identificação de corpos resgatados. Ao todo, a força-tarefa enviada pelo governo estadual incluiu 32 profissionais do Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Polícia Civil e Defesa Civil.

“Esse trabalho mostrou que nossos oficiais estão devidamente preparados para atender a comunidade nos diversos tipos de catástrofes. Mostraram também que tem capacidade para atender de imediato qualquer situação”, afirmou o Secretário Estadual de Segurança Pública, Luiz Carbonell.

Mais informações na programação da Rádio Cultura AM 930.

Postagens relacionadas

Governo do Paraná publica edital de concurso público com mais de 1 mil vagas para professores

Hemepar convoca doadores para manter estoque no feriado prolongado da Semana Santa

Estado recebe 111 mil vacinas contra a Covid-19, a maior parte para crianças

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais