O Portal do Norte do Paraná
Paraná

Moradores fazem fila para buscar telhas distribuídas pela prefeitura de Apucarana

A Prefeitura de Apucarana iniciou nesta terça-feira (22) a entrega de telhas para os moradores afetados pelo temporal registrado na noite de segunda-feira (21). A tempestade com ventos de até 125 km/h arrancou dezenas de árvores, deixou quase 1 mil casas danificadas e mais de 40 mil imóveis sem energia elétrica. Diante dos estragos, milhares de pessoas já passaram pelo local em busca de auxílio. Para ajudar na reconstrução emergencial, a Defesa Civil do Paraná encaminhou mais de 3,9 mil telhas ao município e 100 rolos de lona.

O atendimento à população, que começou com a distribuição de lonas de forma paliativa, agora avança para o repasse definitivo dos materiais de cobertura. Segundo o secretário municipal de Serviços Públicos, Wendel Meta, os moradores devem comparecer à sede da pasta ou procurar a unidade do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) mais próxima de suas residências para preencher um cadastro simples com nome, CPF e endereço. Neste primeiro momento, a prefeitura está liberando cerca de 20 metros quadrados de telha por endereço para agilizar o socorro básico e garantir que todos recebam ajuda.

Famílias que tiveram prejuízos maiores e necessitam de uma quantidade superior ao limite inicial passarão por uma triagem. Conforme o secretário, a liberação excedente exige a confecção de um laudo da Defesa Civil para garantir a prestação de contas dos itens doados pelo poder público. A administração municipal pede que, se possível, as próprias famílias retirem as telhas nos pontos de distribuição. O município, entretanto, fará a entrega para quem não tem condições de transporte, embora não haja um prazo exato definido devido à alta demanda. “Nós vamos atender todo mundo. Mas é um fluxo grande. Queremos fazer isso da maneira mais rápida possível”, destacou Meta.

O grande volume de atendimentos gerou filas extensas na Secretaria de Serviços Públicos, motivando a orientação para que o público descentralize a busca procurando os CRAS dos bairros, onde as equipes de assistência social também realizam o credenciamento. Os servidores atuam em regime de revezamento desde as 7h da manhã para dar vazão aos pedidos. A operação de socorro na cidade conta ainda com uma ampla força-tarefa unindo o Exército Brasileiro, a Guarda Municipal, agentes de trânsito locais, além de equipes da Defesa Civil e guardas de municípios vizinhos, que se deslocaram para prestar apoio logístico e de segurança à população.

Entre os moradores que aguardaram ajuda na fila está Elza Gabriel, de 61 anos, moradora do bairro São Francisco, teve a casa bastante destelhada e conta que todos os cômodos ficaram alagados. Ela relembra os momentos de tensão gerados pelo barulho do vento e do impacto do granizo nos barracões vizinhos à sua residência. “Tive muito medo, fiquei apavorada. Eram muito grandes as pedras e o vento era muito forte. Parecia que ia levantar tudo, que estava chegando o fim do mundo”, relata.

Com informações de TN Online

MAIS INFORMAÇÕES NA RÁDIO COBRA FM 107.1

Postagens relacionadas

Acidente entre ônibus e caminhão mata 23 pessoas na BR-373

Paraná Mais Cidades terá capacitação da Defesa Civil para ajudar prefeituras com urgências

Cobra News (User)

Linha de frente: Saúde destaca papel dos agentes comunitários e de combate às endemias

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais