O Portal do Norte do Paraná
Paraná

Campanha da Agepar reforça conscientização sobre a obrigatoriedade da caixa-d’água

Construir ou reformar um imóvel exige um planejamento financeiro robusto. De acordo com Sindicato da Indústria da Construção Civil do Paraná (Sinduscon-PR), o custo médio para erguer uma casa padrão de 100m² no Paraná é de R$ 370 mil. Do total, a compra e a instalação de uma caixa-d’água representam menos de 0,2%. Mais do que necessário, ter um reservatório domiciliar é obrigatório, confforem estabelecido na  Resolução nº 3/2020 da Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados do Paraná (Agepar).

Para engajar a população paranaense, a Agepar promove a campanha “Tenha caixa d’água em seu imóvel!”. “A iniciativa reforça a importância da conscientização dos paranaenses quanto à obrigatoriedade de todos os imóveis no Paraná terem o reservatório. Essa é uma atitude que garante o abastecimento dos imóveis e evita transtornos aos usuários”, diz a especialista em regulação da Agepar, Juliana Leithold.

SEGURANÇA HÍDRICA – José Maria de Lara, de 50 anos, mora com a esposa e dois filhos no bairro Cajuru, em Curitiba. Quando se mudou para o imóvel, não havia caixa-d’água, o que impactava a rotina em casos de interrupção no abastecimento. “Era muito difícil. Você chegava do serviço e não podia tomar banho, não tinha uma higiene básica. Não era recorrente, mas quando faltava, a gente sentia muito”, conta.

O morador fez reformas em sua casa e aproveitou para instalar um reservatório domiciliar para garantir o bem-estar da família. “Qualquer coisa que você vai fazer, usa água. Com a caixa-d´água mudou bastante, melhorou muito a qualidade de vida. Agora, a gente só sente falta de água quando vai usar a lavanderia, que a água vem direto da rua. Ter água tratada em casa é importante”.

MAIS INFORMAÇÕES NA RÁDIO COBRA FM 107.1

Postagens relacionadas

Pesquisa mostra que 89% dos paranaenses aprovaram o Verão Maior Paraná 2026

Novas regras de fiscalização de planos de saúde já estão em vigor

Batalhão de Polícia Ambiental orienta como proceder entrega voluntária de animais silvestres

Cobra News (User)

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais