O tornado que atingiu o município de Reserva, na região dos Campos Gerais, no último domingo (28), foi classificado pelo Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar) como de categoria F2 na Escala Fujita, utilizada internacionalmente para medir a intensidade desses fenômenos. A classificação preliminar foi definida após as primeiras vistorias técnicas realizadas em campo e indica que os ventos chegaram a aproximadamente 200 km/h.
A Escala Fujita vai de F0 a F5. Na categoria F2, os ventos variam entre 180 km/h e 253 km/h e são capazes de provocar danos significativos, como árvores arrancadas pela raiz, destelhamentos, destruição parcial de edificações e lançamento de objetos a grandes distâncias. Foi a mesma classificação atribuída ao tornado que atingiu São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba, em janeiro deste ano. Como comparação, o tornado que atingiu o município de Rio Bonito do Iguaçu, no Sudoeste do Estado, em novembro do ano passado, foi classificado como F4 na Escala Fujita, uma categoria superior, associada a ventos ainda mais intensos.
As equipes do Simepar iniciaram as análises em campo na segunda-feira (29) e seguem trabalhando para concluir o mapeamento completo da trajetória do tornado. Parte do levantamento é feita com o auxílio de drones, permitindo delimitar com maior precisão o percurso do fenômeno. Após a conclusão dos trabalhos em Reserva, os técnicos devem vistoriar outros municípios onde há suspeita da ocorrência de tornados associados ao mesmo sistema meteorológico.
MAIS INFORMAÇÕES NA RÁDIO FM 107.1

