O Portal do Norte do Paraná
Brasil

Vacina Pneumo 20 começa a ser oferecida pelo SUS para crianças

Começa neste mês a imunização com a Pneumo 20, uma vacina mais moderna que passa a ser oferecida pelo SUS para crianças de até 5 anos.

O imunizante protege contra 20 tipos da bactéria pneumococo, responsável por doenças graves como pneumonia e meningite — problemas que podem levar à internação, deixar sequelas e até causar mortes.

Segundo o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, as primeiras doses já começaram a ser distribuídas para estados e municípios. A expectativa é que a vacinação tenha início nas unidades básicas de saúde ainda na segunda quinzena de junho.

Neste primeiro momento, são mais de 500 mil doses em circulação, e a previsão é de mais de 6 milhões ao longo do ano.

O grande diferencial da Pneumo 20 é a proteção ampliada. Ela cobre os tipos da bactéria que mais causam casos graves da doença, além de ajudar a prevenir a otite, inflamação no ouvido que pode trazer complicações sérias.

Dados recentes mostram a importância dessa proteção: só entre 2023 e 2025, o Brasil registrou milhares de casos de meningite pneumocócica, com taxa de mortalidade acima de 30%. Entre crianças pequenas, foram centenas de casos e quase 200 mortes.

Com a vacinação em larga escala, a expectativa é reduzir não só os casos e os óbitos, mas também as internações e os custos do SUS com tratamentos intensivos.

A nova vacina será aplicada prioritariamente em crianças, povos indígenas sem histórico vacinal, idosos acamados e pessoas com condições especiais de saúde.

Durante a fase de transição, o esquema infantil terá doses combinadas entre a Pneumo 20 e as vacinas já existentes. Depois, a nova vacina deve substituir completamente as anteriores.

A orientação é que pais e responsáveis fiquem atentos à caderneta de vacinação — que também pode ser acompanhada pelo aplicativo Meu SUS Digital.

Via:Agência Brasil/Foto: Tomaz Silva

MAIS INFORMAÇÕES NA RÁDIO COBRA FM 107.1

Postagens relacionadas

Bancos discutem sistema do Pix para devolver dinheiro de golpe

Cobra News (User)

Paraná é o 9° estado que mais busca por energia solar para empresas

Silvio Santos: imprensa internacional repercute a morte do apresentador

Cobra News (User)

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais