O Portal do Norte do Paraná
Paraná

Sema faz plantio de 500 árvores no Vale do Perobinha, zona norte de Londrina

Mais um trabalho realizado pela Prefeitura de Londrina em prol da recuperação ambiental e preservação da biodiversidade vem progredindo na área norte da cidade. A Secretaria Municipal do Ambiente (Sema) ultrapassou nesta semana a marca de 500 mudas de árvores plantadas na região do Vale do Perobinha. O trabalho ocorre no amplo complexo onde ficam as instalações da Cidade Industrial, no final da avenida Saul Elkind e entrada da Estrada Perobinha, sentido Cambé.

Este pacote integra um serviço cuja previsão é alcançar cerca de 2 mil árvores colocadas nesta mesma área de fundo de vale, proporcionando geração de mais vida verde e uma paisagem bonita e valorizada. As atividades iniciaram em meados de abril.

Foto: Divulgação / Sema

A coordenadora do Viveiro Municipal, Sirlei de Souza, informou que a Sema dobrou a quantidade inicial estimada de mil mudas a serem plantadas no fundo de vale, conforme previa o plano de compensação ambiental para essa área. “A intenção é promover o plantio de mais 500 árvores entre o fim desta semana e o início da próxima, completando as primeiras mil. Posteriormente, a ideia é começar uma nova etapa com mais mil árvores na próxima semana, caso as condições climáticas permitam. A compensação era de mil unidades, mas existe lá um espaço gigante que precisa de cobertura vegetativa e está sendo possível ampliar”, contou.

Uma equipe de servidores do Viveiro Municipal, da Gerência de Áreas Verdes da Sema, vem atuando regularmente no local, realizando a perfuração do solo para a preparação dos ‘berços’ e a aplicação de mudas de várias espécies, além das devidas manutenções. Tratores e escavadeiras são utilizados nas operações.

Dentre os tipos trazidos, entre frutíferas e não frutíferas, estão árvores como aroeira, pau ferro, pau viola, pau d’alho, angico, açoita cavalo, ingá, capororoca, pitanga, araçá, embaúba, canafístula e paineira. “A região deste fundo de vale possui solo plano e propício a esse formato de manejo para plantio, o que favorece bastante as ações, principalmente quando o tempo está firme e ensolarado. A evolução está sendo rápida, mesmo nós temos perdido uma semana por conta das chuvas”, acrescentou.

Foto: Emerson Dias / Arquivo N.Com

A iniciativa da Prefeitura tem como finalidade recompor mata nativa no grande terreno onde está sendo construída, em fase final de obras, a Cidade Industrial de Londrina. Nos últimos anos esse local recebeu a implantação de uma série de serviços para implantação de infraestrutura, entre asfalto, galerias pluviais e sistema de drenagem, entre outros, sendo necessário promover a devida contrapartida ambiental.

Dentre os principais benefícios gerados por um plantio de porte maior estão o fortalecimento e preservação do corpo vegetativo, tornando-o menos suscetível a erosões e poluição com acúmulo de lixos e resíduos, bem como maior conforto térmico e melhor qualidade do ar, ainda sendo favorável para trazer mais vida à fauna e animais silvestres.

MAIS INFORMAÇÕES NA RÁDIO COBRA FM 107.1

Postagens relacionadas

Boletim semanal da dengue confirma 203 novos casos no Paraná

Cobra News (User)

Detran-PR alerta sobre golpe com uso do programa CNH Social para atrair vítimas

Caminhada do Meio-dia reforça luta contra a violência de gênero nesta terça

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais