O Portal do Norte do Paraná
Política

Aprovado projeto do deputado Cobra Repórter que reconhece o Museu Histórico de Cambé como Patrimônio Cultural do Paraná

Foi aprovado ontem, terça-feira (14), em turno único, na Assembleia Legislativa do Paraná, o projeto de lei do deputado estadual Cobra Repórter (PSD) que reconhece o Museu Histórico de Cambé como Patrimônio Histórico e Cultural do Estado. A proposta agora segue para sanção do governador Ratinho Junior.

O projeto foi apresentado pelo parlamentar com o objetivo de valorizar e preservar a história da região, por meio do reconhecimento oficial de um dos mais importantes espaços culturais do Norte do Paraná.

Fundado em 30 de outubro de 1985, o Museu reúne e preserva um importante acervo documental, iconográfico, arqueológico e cultural, resgatando a memória dos pioneiros, povos indígenas e comunidades de imigrantes que participaram da colonização e formação da Região Norte do Paraná.

Segundo Cobra Repórter, a iniciativa tem como objetivo valorizar a identidade regional e fortalecer a preservação da história. “O Museu de Cambé nasceu do esforço comunitário e, desde então, se consolidou como espaço de pesquisa, debate e difusão cultural. Reconhecê-lo como patrimônio do Paraná é garantir que sua trajetória e suas ações continuem inspirando novas gerações”, afirmou o deputado.

Ao longo de sua história, o Museu desenvolveu projetos de destaque, como o Projeto Memória, a publicação de obras históricas, o Museu de Rua, o Parque Histórico Municipal Danziger Hof e pesquisas sobre o Sítio Arqueológico da Fazenda Santa Dalmácia, identificado como a Missão Jesuítica San Joseph.

O projeto também autoriza o Poder Executivo a firmar parcerias com instituições públicas e privadas, regionais, nacionais e até internacionais, para promover ações de divulgação, valorização e fortalecimento do Museu.

Para Cobra Repórter, a proposta reafirma o compromisso do Estado com a preservação da memória coletiva. “Valorizar e reconhecer a história é cultivar as raízes do presente, iluminando os caminhos do futuro”, destacou.

Foto: Cassiano Consani

MAIS INFORMAÇÕES NA RÁDIO COBRA FM 107.1

Informações da assessoria de imprensa

Postagens relacionadas

Eduardo aumenta ilícitos após tornozeleira em Bolsonaro, diz Moraes

Cobra News (User)

Lula diz que ampliar acordo Mercosul-Índia é prioridade para o Brasil

Lula assina decreto da TV 3.0; novo sistema deve começar em 2026

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais