A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) divulgou um novo Boletim Epidemiológico da Dengue, que aponta uma redução consistente nos principais indicadores da doença em 2026, na comparação com o mesmo período de 2025. Os dados reforçam uma melhora no cenário epidemiológico do município, com queda nas notificações, nos casos confirmados, nos casos graves e também nos óbitos.

De acordo com o boletim, as notificações passaram de 10.162 em 2025 para 5.395 em 2026, uma redução de 46,9%. Os casos confirmados caíram de 2.102 para 511 (75,7%). Há, no momento, 930 casos em análise e 3.954 foram descartados.
Em relação às classificações clínicas, os registros de dengue clássica recuaram de 1.956 para 472 (75,9%), os casos de dengue com sinais de alarme passaram de 134 para 38 (71,6%) e os casos de dengue grave caíram de 12 para apenas um (91,7%). Já os óbitos confirmados, que somavam cinco no mesmo período do ano passado, zeraram em 2026, representando uma redução de 100%.
Segundo o gerente de Vigilância Ambiental da Secretaria Municipal de Saúde, Nino Ribas, os números demonstram uma evolução positiva no enfrentamento da doença neste ano, embora o alerta para a prevenção continue. “A orientação é para que a população mantenha os cuidados com a eliminação de criadouros do mosquito Aedes aegypti, principal transmissor da dengue, especialmente em períodos favoráveis à proliferação do vetor”, enfatizou.
Além da dengue, o novo boletim epidemiológico da SMS também traz dados sobre chikungunya. Até o momento, foram registradas sete notificações da doença, sem casos confirmados. Do total, três foram descartadas e quatro seguem em análise.
Jardim Tókio recebe mutirão de limpeza
Diante do aumento dos indicadores epidemiológicos que monitoram a evolução dos casos de dengue, a Secretaria Municipal de Saúde promove um mutirão de limpeza no Jardim Tókio, região oeste, nesta quinta (9) e sexta-feira (10), das 8h às 16h. O mapa do bairro que contém as áreas contempladas pela ação está ao final do texto.

Nos dois dias serão realizadas visitas domiciliares em todos os imóveis situados nas áreas delimitadas, com a execução das seguintes ações: vistorias para identificação e eliminação de criadouros do mosquito transmissor Aedes aegypti; entrega de sacos verdes e orientação aos moradores quanto à separação e ao descarte adequado de materiais sem serventia que possam acumular água, como latas, garrafas, pneus, recipientes plásticos, baldes e outros objetos com potencial de retenção de água; aplicação de inseticida com equipamento UBV costal, conforme critérios técnicos; aspiração de mosquitos em quadras com registro de casos positivos; sobrevoo com drone para identificação de possíveis criadouros em locais de difícil acesso.
Na sexta-feira (10), serão disponibilizados caminhões para recolhimento exclusivamente de materiais descartados pela população que possam servir como criadouros do mosquito, ou seja, objetos que tenham capacidade de acumular água. A ação conta com apoio da Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização de Londrina (CMTU) e da Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento (SMAA).
A SMS informa que não serão recolhidos entulhos de construção civil, móveis, restos de poda, lixo doméstico ou qualquer material que não tenha potencial de acumular água. A ação tem como objetivo específico a eliminação de recipientes que possam se tornar criadouros do mosquito. Em caso de chuva a ação será automaticamente cancelada.
O gerente Nino Ribas ressaltou que a participação da comunidade é fundamental para o êxito da ação. “Permitir o acesso dos agentes aos imóveis e realizar o descarte adequado de materiais que possam acumular água são medidas essenciais para reduzir a transmissão da dengue e proteger a saúde coletiva”, frisou.
Foto: Emerson Dias
MAIS INFORMAÇÕES NA RÁDIO COBRA FM 107.1

