O Portal do Norte do Paraná
Paraná

Unidades de Pronto Atendimento de Cambé adotam novo protocolo assistencial para dor torácica

A Secretaria Municipal de Saúde Pública está implantando um novo protocolo assistencial para dor torácica em Cambé. Nesta semana, cerca de 100 profissionais da UPA e do 24H foram capacitados em dois dias de formação. O objetivo é agilizar o diagnóstico, padronizar o atendimento e aumentar a segurança de pacientes que procuram o serviço com dores no peito.

O novo protocolo estabelece fluxos claros desde a chegada do paciente à unidade, com: classificação de risco mais rápida, padronização de exames iniciais, critérios mais objetivos para encaminhamento e tratamento, e redução do tempo para diagnósticos de condições graves. Isso porque a dor torácica é um dos sintomas que mais gera preocupação em pacientes e profissionais da saúde, já que pode estar associada a problemas graves como infarto, ou alterações musculares, respiratórias ou gastrointestinais.

Como parte da implantação do protocolo, os médicos plantonistas da UPA e da unidade 24h de Cambé participaram nesta semana de uma capacitação feita pelo cardiologista Dr. Murilo Ichikawa. A formação contou com atualização científica da área, reconhecimento precoce de sinais de gravidade e condutas baseadas em evidências.

A Dr.ᵃ Valéria Barbosa, responsável técnica pelo serviço, destaca que a implantação do protocolo reforça o compromisso com a qualidade da assistência e com a segurança do paciente, garantindo que casos graves sejam identificados e tratados com a máxima prioridade. “É um avanço importante na organização do atendimento de urgência e emergência em Cambé, que vai garantir mais eficiência, precisão clínica e maior segurança para a população”, disse.

 

Quando procurar a UPA ou 24h por dor no peito?

Como o sintoma gera de fato preocupação, entenda quando buscar ajuda ao sentir dor no peito. A população deve buscar atendimento imediato na UPA ou 24h em casos de dores acompanhadas de falta de ar, suor frio, náuseas ou vômitos, dor irradiando para braço, costas ou mandíbula, e tontura ou mal-estar intenso.

Caso não tenha meios de locomoção, esteja sozinho, ou tenha dúvidas sobre a gravidade dos sintomas, acione o SAMU pelo telefone 192, para ter um atendimento pré-hospitalar rápido e seguro.

A UPA fica localizada na Rua Carajás, 479, no Jardim Tupi. Já o 24h fica na esquina das Ruas Londrina e Antonina, no Jardim Ana Eliza.

MAIS INFORMAÇÕES NA RÁDIO COBRA FM 107.1

Postagens relacionadas

O que fazer em desastres? Defesa Civil orienta população sobre antes, durante e depois

Cobra News (User)

Homem fica gravemente ferido após bater caminhão contra árvore na BR- 369

PR-445 terá desvio de tráfego para correção de aterro e melhoria de drenagem

Cobra News (User)

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais