O Portal do Norte do Paraná
Política

PF apura vazamento de dados da Receita de ministros do STF

A Polícia Federal realizou hoje (17/2) uma operação para investigar o vazamento de dados sigilosos da Receita Federal, envolvendo ministros do Supremo Tribunal Federal e familiares. São quatro mandados de busca e apreensão em São Paulo, Rio de Janeiro e Bahia, determinados após pedido da Procuradoria-Geral da República (PGR).

Além das buscas, foram determinadas medidas cautelares, como uso de tornozeleira eletrônica, o afastamento da função, o cancelamento de passaportes e a proibição de saída do país.

Em nota, a Receita Federal informou que, em 12 de janeiro deste ano, o STF solicitou uma auditoria nos sistemas do órgão tributário para identificar desvios no acesso a dados de ministros da Corte, parentes e outras pessoas nos últimos três anos. O trabalho, então, foi incluído em um procedimento que já havia sido aberto no dia anterior pela Corregedoria da Receita.

A auditoria segue em andamento e os desvios já detectados foram preliminarmente informados ao relator no STF, ministro Alexandre de Moraes.

Segundo a Receita, os sistemas são totalmente rastreáveis, de modo que qualquer desvio é detectável, auditável e punível, inclusive na esfera criminal. O órgão acrescentou, ainda, que a partir de 2023 o controle de acessos aos dados foi reforçado. Desde então, sete processos disciplinares foram realizados e terminaram com três demissões e punições aos demais envolvidos.

A nota afirma também que, além da investigação noticiada nesta terça, com base em informações prestadas pela própria Receita Federal, existe uma apuração anterior em parceria com a autoridade policial, cujos resultados poderão ser divulgados oportunamente.

Via:Agência Brasil/Foto: Marcelo Camargo

MAIS INFORMAÇÕES NA RÁDIO COBRA FM 107.1

 

Postagens relacionadas

Translado do corpo de Juliana Marins será feito nesta terça, diz companhia aérea

Bolsonaro vive perseguição policial, diz Milei em evento conservador em SC

Cobra News (User)

Abin Paralela: Moraes retira sigilo de áudio de conversa de Bolsonaro

Cobra News (User)

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais