O Portal do Norte do Paraná
Paraná

Prefeitura anuncia avanços do ILS e projeto da nova taxiway do Aeroporto

O prefeito Tiago Amaral e representantes da Prefeitura de Londrina se reuniram, nesta terça-feira (4), com a concessionária Motiva, responsável pela administração do Aeroporto de Londrina, para tratar dos avanços nas obras de implantação do sistema de pouso por instrumentos (ILS). Também foi discutida a futura construção da pista de taxiway, uma faixa pavimentada usada pelas aeronaves para se deslocar entre o pátio e a pista de pouso e decolagem. Durante o encontro, a Prefeitura anunciou uma novidade: a formalização da doação do projeto executivo da pista de taxiway, por meio do empresário Alfons Gardemann, dono da indústria Pado, instalada em Cambé,  e de uma empresa de engenharia de Londrina.

Foto: Calebe Guedes_PML

O encontro foi realizado no gabinete do prefeito, em formato híbrido, com participações presenciais e on-line. Pela Prefeitura, participaram, além do prefeito, os secretários municipais de Recursos Humanos, Rodrigo Souza, e de Obras e Pavimentação, Otávio Gomes, além do presidente da Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU), Fabrício Bianchi (on-line). Também esteve presente no gabinete a gerente do Aeroporto de Londrina, Daiane Persicotti. De forma on-line, participaram os representantes da Motiva: o diretor de Contratos da concessionária, Rodrigo Abdala, e a especialista em Infraestrutura Aeroportuária, Carla Salles.

Com relação ao ILS, a intenção da Prefeitura é inaugurá-lo no dia 10 de dezembro, data do aniversário de Londrina, que completará 91 anos, como um presente para a cidade. Segundo o prefeito Tiago Amaral, a reunião foi muito produtiva e todos os prazos estão sendo cumpridos conforme o programado. “O ILS é um marco para Londrina, e a nossa expectativa é inaugurá-lo no dia 10 de dezembro, no aniversário da cidade, para fazermos uma entrega do tamanho que a cidade merece, com toda a importância que esse equipamento traz para Londrina. Além disso, tivemos outros avanços discutidos na reunião, como a formalização da elaboração do projeto da taxiway. Recebemos a doação do empresario Alfons Gardemann, dono da indústria Pado, e de um grande escritório de engenharia da cidade, a MSE Engenharia, para a execução desse projeto. Agora, estamos discutindo sobre os recursos para a obra, se virão dos governos estadual ou federal, e como ela será executada. O mais importante é que os projetos necessários para avançarmos já estão em fase de elaboração”, destacou.

Foto: Calebe Guedes_PML

O prefeito também lembrou de outros avanços conquistados para o Aeroporto de Londrina em 2025. “Neste ano, inauguramos a ampliação da área de passageiros do aeroporto, ampliamos a pista de pousos e decolagens em 150 metros, vamos entregar o ILS e já estamos com o projeto da pista de taxiway em execução. Então, realmente, são melhorias que marcam os 90 anos de Londrina e que vão entrar para a história pelos grandes avanços que tivemos em relação ao sítio aeroportuário”, frisou.

Sobre a nova pista de taxiway, o secretário municipal de Recursos Humanos, Rodrigo Souza, afirmou que a obra é um grande anseio da sociedade. Segundo ele, a estimativa é de que o investimento varie entre R$ 20 e R$ 40 milhões, por se tratar de uma pista larga e comprida, com cerca de 2 km de extensão. “A sociedade londrinense clama por um aeroporto que tenha menos atrasos tanto na decolagem quanto no pouso, e essa pista resolveria o problema. Além disso, as empresas aéreas já se manifestaram à ANAC, dizendo que a taxiway é muito importante, inclusive para reduzir os custos de operação. Por isso, o prefeito Tiago Amaral se mobilizou para garantir a elaboração do projeto que antecede a obra. Com a instalação do ILS, será possível pousar mesmo com o tempo ruim, ou seja, vamos resolver os principais problemas do Aeroporto de Londrina”, afirmou.

Foto: Calebe Guedes_PML

De acordo com Souza, a Prefeitura quer garantir os recursos para a execução da obra até abril de 2026 e, na sequência, licitá-la. “Queremos avançar rapidamente na elaboração do projeto e na garantia dos recursos, para licitarmos a obra no primeiro semestre do ano que vem. O prazo é de aproximadamente um ano a um ano e meio para a licitação e execução”, explicou.

A gerente do Aeroporto de Londrina, Daiane Persicotti, confirmou que todos os prazos estão sendo cumpridos conforme o acordado com a Prefeitura, para a inauguração do equipamento em dezembro. “O cronograma e as obras seguem avançando. A Comissão de Implantação do Sistema de Controle do Espaço Aéreo (Cicea) já vem fazendo as entregas dos equipamentos e materiais. As adequações que cabiam à Motiva já foram concluídas, por isso estamos caminhando para concretizar o cronograma e realizar a instalação dentro do prazo estabelecido”, afirmou.

Persicotti também destacou os benefícios do ILS. “O sistema de pouso por instrumentos permite a aproximação da aeronave com segurança no aeroporto. A sua implantação traz melhores condições para operar mesmo em situações adversas de tempo. Com ele, as aeronaves poderão pousar em Londrina com segurança, mesmo em condições climáticas desfavoráveis. Basicamente, o equipamento proporciona mais eficiência às operações”, ressaltou.

MAIS INFORMAÇÕES NA RÁDIO COBRA FM 107.1

Postagens relacionadas

Catuaí Shopping recebe feira de adoção de animais da ADA

Cobra News (User)

Acidente entre duas motos deixa dois feridos na ZN

Cobra News (User)

Com nova classificação da pressão 12 por 8, Paraná reforça rede de diagnóstico

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais