Recentemente, o Brasil tem enfrentado um crescimento preocupante nos casos graves de Covid-19. Segundo dados da Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente do Ministério da Saúde, até o dia 22 de setembro deste ano, foram registrados 307.928 casos da doença e mais de 2 mil óbitos no país. Essa situação é motivo de preocupação, especialmente para cidades como Rolândia.
Em Rolândia o cenário local também é alarmante. Até 30 de setembro, foram confirmados 148 casos de Covid-19, com 11 óbitos. O mês de setembro apresentou um aumento considerável, com 65 novos casos e duas mortes reportadas.
Dentre os casos, 13 foram registrados em crianças menores de cinco anos, incluindo um triste óbito de uma criança de apenas oito meses.
Nesse contexto, a secretaria alertou a importância da vacinação contínua como a principal forma de proteção contra a Covid-19. A imunização é fundamental para reduzir a gravidade dos casos e salvar vidas. As orientações atuais são claras: crianças menores de cinco anos devem receber três doses (a segunda dose deve ser aplicada 30 dias após a primeira, e a terceira, dois meses depois da segunda). Idosos, por sua vez, devem tomar uma dose a cada seis meses, enquanto gestantes devem receber uma dose a cada gestação.
Importante ressaltar que aqueles que já receberam doses durante a pandemia, mas não pertencem aos grupos prioritários (crianças até 5 anos, idosos e gestantes), não necessitam de novas vacinas. Entretanto, as pessoas com 6 anos ou mais que ainda não tomaram nenhuma dose devem procurar uma Unidade Básica de Saúde (UBS) de Rolândia, de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, para iniciar seu esquema vacinal.
Foto: Geraldo Bubniak/AEN
MAIS INFORMAÇÕES NA RÁDIO COBRA FM 107.1