O Portal do Norte do Paraná
Paraná

Paraná registra mais duas suspeitas de intoxicação por metanol e soma três casos em investigação

A Secretaria de Estado da Saúde do Paraná (Sesa) notificou o Ministério da Saúde neste sábado (4) sobre mais dois casos suspeitos de intoxicação por metanol no Estado, após ingestão de bebida alcoólica. Agora o Paraná soma três casos em investigação.

Os novos pacientes são uma mulher de 31 anos residente de Foz do Iguaçu e um homem de 71 anos residente de Curitiba. Eles fizeram ingestão de bebida alcoólica destilada e apresentaram sintomas compatíveis com intoxicação por metanol, como dor atrás dos olhos e episódios convulsivos.

Os dois pacientes estão internados em serviços de saúde das respectivas cidades e deverão realizar coleta de material que será analisado laboratorialmente para confirmação ou descarte da intoxicação. O quadro clínico da mulher é considerado leve, enquanto do homem é considerado grave.

O primeiro caso é de Curitiba. paciente é um homem de 60 anos, morador de Curitiba, que deu entrada em um hospital da capital na última quarta-feira (1º) após ter sido atropelado e relatar ingestão de bebida alcoólica destilada.

Durante a internação, o quadro de saúde do paciente se agravou, apresentando sinais compatíveis com intoxicação por metanol. Ele segue em estado grave e inconsciente. A Sesa, em conjunto com a Secretaria Municipal de Saúde de Curitiba, monitora a evolução do caso e aguarda o resultado de exames laboratoriais que poderão confirmar ou descartar a intoxicação.

Intoxicação por metanol no Brasil

Até as 16h desta sexta-feira (3), 113 casos de intoxicação por metanol após a ingestão de bebida alcoólica haviam sido registrados em todo o país, informou o Ministério da Saúde. A pasta começou a divulgar um boletim diário dos casos, com base nos dados enviados pelos estados.

Ao todo, são 11 casos confirmados e 102 em investigação. Na divisão por estados, São Paulo lidera com 101 registros (11 confirmados e 90 em investigação).

Metanol: o que fazer?

A orientação das autoridades de saúde é que, diante de suspeita de consumo de bebidas alcoólicas contaminadas, a população procure imediatamente atendimento em unidades de pronto atendimento ou hospitais. Serviços de saúde devem comunicar o Centro de Informação e Assistência Toxicológica do Paraná (CIATox) para receber orientação adequada sobre condutas e tratamentos.

Levy Ferreira/SECOM

MAIS INFORMAÇÕES NA RÁDIO COBRA FM 107.1

Postagens relacionadas

IAT renova convênio com Unifil para atendimento à fauna na região de Londrina

Cobra News (User)

Boletim semanal registra mais um óbito e 4.549 novos casos de dengue no Paraná

Cobra News (User)

Boletim da Secretaria da Saúde confirma 2.313 novos casos de dengue no Paraná

Cobra News (User)

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais