O Portal do Norte do Paraná
Paraná

Com nova classificação da pressão 12 por 8, Paraná reforça rede de diagnóstico

A alteração de parâmetros deixou muita gente em alerta sobre a pressão arterial. A partir de agora, a pressão igual a 12 por 8 (120/80 mmHg) deixou de ser considerada normal e passa a integrar a categoria de pré-hipertensão. Para ser classificada como pressão normal, a medida deve estar abaixo de 120/80 mmHg.

A Secretaria de Estado de Saúde (Sesa) lembra que o mais importante é adotar formas de controle para evitar que a pressão se torne um perigo. Mudança de hábitos, cuidado com a alimentação, fazer exercícios regularmente, não fumar, ou seja, ter uma vida saudável já afasta muitos dos perigos e dos limites entre a pressão normal e a hipertensão.

“A hipertensão é um problema que afeta muita gente e está ligada a vários fatores de risco, por isso a nossa preocupação de ter protocolos e diagnósticos muito bem alinhados para, primeiro, a prevenção e depois o tratamento de quem tem pressão alta”, completou o secretário de estado da Saúde, Beto Preto.

A Sesa coordena a rede de proteção, prevenção e tratamento, que começa nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) com aferição, controle, orientação e diagnóstico. Esse primeiro passo faz parte da estratégia da Linha Guia de Hipertensão Arterial, documento que deve ser seguido por toda a saúde pública do Paraná.

O Linha Guia ajuda a nortear o trabalho das equipes de saúde para o cuidado integral de uma pessoa hipertensa, pois as avaliações mais modernas demonstram a necessidade de lidar com as causas e fornecer tratamento multiprofissional. O protocolo entende que o rastreamento da hipertensão arterial deve ser realizado por todos os profissionais da equipe de saúde da UBS, assim como o tratamento após o diagnóstico.

Outra ação que tem resultado direto na prevenção ou tratamento da hipertensão é o combate ao tabagismo. O Paraná possui o Programa Estadual para Controle do Tabagismo, com ações de capacitações, comunicação ativa, ações educativas junto à população, prevenção da iniciação do tabagismo, proteção acerca do tabagismo passivo, entre outras. A Sesa também distribui medicamentos para tratamento contra o tabagismo aos municípios, que podem ser obtidos nas UBSs.

É importante reforçar que quando a pressão arterial se mantém elevada ao longo do tempo, mas não é tratada ou identificada cedo, podem surgir vários problemas de saúde, como doenças cardiovasculares (infarto do miocárdio), Acidente Vascular Cerebral (AVC), danos nos rins e, eventualmente, insuficiência renal, comprometimento da visão e problemas nos vasos da retina e doenças vasculares.

NOVOS PARÂMETROS  A definição que a pressão de 12 por 8 é considerada pré-hipertensão foi uma atualização recente na Diretriz Brasileira de Hipertensão Arterial 2025 (DBHA 2025), elaborada pela Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC), Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN) e Sociedade Brasileira de Hipertensão (SBH). O documento foi divulgado na última quinta-feira (18/09).

Foto: SESA

MAIS INFORMAÇÕES NA RÁDIO COBRA FM 107.1

Postagens relacionadas

79% dos municípios do Paraná têm saldo positivo de empregos nos 5 primeiros meses do ano

Cobra News (User)

Governo do Paraná nomeia mais 988 professores do concurso público de 2023

Conferência de Políticas para as Mulheres em Londrina terá presença de ministra na segunda (23)

Cobra News (User)

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais