O Portal do Norte do Paraná
Paraná

Escolas municipais de Londrina recebem palestras sobre violência contra a mulher

O Agosto Lilás, campanha de combate à violência contra a mulher, continua em Londrina com atividades voltadas à comunidade escolar. Nesta terça-feira (19), das 9h às 10h30, haverá palestra na Escola Municipal Ruth Lemos, no Conjunto Luiz de Sá, e na quinta-feira (21), no mesmo horário, na Escola Municipal América Sabino Coimbra, no Vista Bela. O objetivo é sensibilizar os profissionais de educação para inserir este tema nas práticas pedagógicas como estratégia de prevenção à violência.

Divulgação

O público-alvo são diretores, supervisores, docentes e demais profissionais que podem atuar como multiplicadores no combate e conscientização sobre a violência doméstica, bem como incentivar a inclusão do tema nas práticas pedagógicas. Os pais e responsáveis também foram convidados.

Participarão a juíza titular do 2º Juizado de Violência doméstica e Familiar, Adriana Carrilho Danna Persiani, e a Patrulha Maria da Penha do 5º Batalhão de Polícia Militar (BPM) de Londrina, com a soldado Kelly Vanessa da Mota Castagnaro.

A juíza do 2º Juizado de Violência doméstica e Familiar, Adriana Carrilho Danna Persiani, contou que as palestras nas escolas vão explicar o que consiste a Lei Maria da Penha e a Patrulha Maria da Penha, as medidas protetivas e demais matérias relacionadas à lei. “Além de informar a comunidade escolar, nosso objetivo é incentivar a inclusão desses temas nas práticas pedagógicas nas escolas. É muito importante debater esse tema com a comunidade escolar para que as professoras e as coordenadoras tenham conhecimento da Lei Maria da Penha e da Rede de Enfrentamento à Violência de Londrina, e possam tirar dúvidas e repassar informações para os alunos”, frisou.

A soldado da Patrulha Maria da Penha do 5º BPM, Kelly Vanessa da Mota Castagnaro, ressaltou que a atividade reforça o compromisso da Patrulha Maria da Penha com a prevenção da violência e o fortalecimento das políticas públicas de proteção às mulheres. “Também contribui com a capacitação de profissionais para atuarem de forma integrada e eficaz na rede de apoio às vitimas. A ação busca promover a prevenção e o diálogo entre no âmbito escolar, reforçando o papel da educação na construção de uma sociedade mais segura e justa”, informou.

Foto: Emerson Dias / NCom

A secretária municipal de Política para as Mulheres, Marisol Chiesa, destacou que as escolas são canais importantes de denúncias de violência doméstica e familiar, tornando essencial a sensibilização da comunidade escolar para auxiliar no combate e enfrentamento à violência contra mulheres e crianças. “Londrina possui uma lei municipal que instituiu o Programa Maria da Penha vai à Escola, que determina justamente este tipo de ação junto à comunidade escolar. Além disso, a atividade está prevista em nosso Plano Municipal de Políticas para as Mulheres e incentiva que nosso trabalho seja realizado de forma transversal e intersetorial, por meio da parceria com a Patrulha Maria da Penha, o Tribunal de Justiça do Paraná e a Secretaria Municipal de Educação”, disse.

Foto: Emerson Dias / NCom

Para a secretária municipal de Educação, Vânia Costa, a educação é uma ferramenta poderosa para transformar a sociedade. “A participação das escolas municipais no Agosto Lilás é fundamental, pois permite que toda a comunidade escolar se torne multiplicadora na prevenção e no enfrentamento da violência contra a mulher. As escolas desempenham um papel fundamental na prevenção da violência contra a mulher e é por meio delas que podemos iniciar a conscientização, promovendo debates e oferecendo conhecimento. Todas as ações educativas que possibilitam à escola abordar esse tema são extremamente importantes, pois permitem formar cidadãos conscientes e engajados na construção de uma sociedade mais respeitosa e protegida”, expôs.

O Agosto Lilás é uma campanha nacional dedicada à conscientização sobre a violência contra a mulher, lembrando a importância da Lei Maria da Penha. Durante todo o mês, são realizadas ações de prevenção, orientação e sensibilização da sociedade, envolvendo escolas, órgãos públicos, instituições e a comunidade em geral. O objetivo é informar sobre os direitos das mulheres, reforçando a necessidade de denunciar e romper o ciclo de violência, e estimular a construção de uma cultura de respeito, igualdade e proteção contra qualquer tipo de violência doméstica ou familiar.

Foto: Emerson Dias/ NCom

MAIS INFORMAÇÕES NA RÁDIO COBRA FM 107.1

Postagens relacionadas

Orgulho do Meu Bairro leva diversos serviços ao Conjunto Luiz de Sá neste sábado (26)

Cobra News (User)

Londrina divulga novo boletim sobre a dengue e reforça ações de combate

Cobra News (User)

Clientes da Copel não terão aumento na tarifa de energia no próximo ano

Cobra News (User)

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais