O Portal do Norte do Paraná
Paraná

Londrina divulga atualização do boletim de síndromes respiratória e gripal

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) divulgou novo Boletim Informativo sobre Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) e Síndrome Gripal (SG). O informativo, referente ao período do dia 3 a 9 de agosto, é disponibilizado na página oficial da SMS no Instagram. Ele apresenta informações relacionadas aos atendimentos nos serviços de urgência, cobertura vacinal contra influenza, óbitos, entre outros dados.

De acordo com o boletim, foram registradas 21 notificações relacionadas à SRAG, sendo 14 em adultos e sete em crianças. Houve uma leve redução nos casos em comparação com o boletim anterior, que apontou 22 notificações.

Os óbitos relacionados à SRAG, em 2025, somam 126, sendo 22 por Influenza, sete por vírus sincicial respiratório (VSR) e 11 por Covid-19. O restante foi em decorrência de outros vírus ou agentes etiológicos ou não foram especificados. Em comparação com semana anterior, houve um óbito a mais, que aconteceu no final de julho e a investigação foi concluída agora.

A taxa de positividade viral entre os pacientes com SRAG é de 52,90%, representando diminuição com relação à semana anterior, que era de 54,50%. Os principais vírus identificados foram o Sars-Cov, o VSR e o rinovírus.

PAI registrou 1.181 atendimentos relacionados à Síndrome Gripal. Foto: Emerson Dias / NCom

Com relação aos atendimentos relacionados à síndrome gripal, os dados apontam que do total de 2.617 atendimentos no Pronto Atendimento Infantil (PAI), 1.181 estiveram relacionados à SG, correspondendo a 45,12% do total de atendimentos.

As Unidades de Pronto Atendimento (UPAS), Sabará e Centro-Oeste, Unidade Básica de Saúde (UBS) do Ouro Branco e Pronto Atendimento do Leonor, União da Vitória e Maria Cecília somaram 12.229 atendimentos. Deste total, 1.995 foram relacionados à SG, representando 16,31 % dos atendimentos.

A cobertura vacinal contra influenza em Londrina, do público-alvo da campanha (idosos, crianças e gestantes), está em 52,91%. Especificamente no grupo dos idosos, ela chegou a 59,03%, nas crianças a 37,61%, e nas gestantes 28,36%. Em Londrina, a vacina contra a gripe está liberada para a população em geral, acima de 6 meses de idade, e é disponibilizada em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município.

A diretora de Vigilância em Saúde da SMS, Fernanda Fabrin, ressaltou que a circulação viral ainda está em torno de 50%, porém os vírus circulantes mudaram um pouco a característica. “O Rinovírus, que é um vírus mais comum de gripe, está mais presente. As síndromes gripais nas crianças, nos atendimentos do PAI, tiveram um aumento, mas provavelmente por conta do retorno às aulas, o que é esperado. Já as síndromes respiratórias agudas graves, dos pacientes internados, continuam em diminuição. Estes dados mostram que ainda temos que manter os cuidados, as orientações e as recomendações sobre etiquetas respiratórias. Quem ainda não se vacinou, principalmente os grupos prioritários, deve procurar as unidades de saúde e a qualquer sinal ou sintoma de um quadro mais agudo e intenso, precisa procurar o serviço de saúde o mais rápido possível”, apontou.

Foto: Emerson Dias/NCom

MAIS INFORMAÇÕES NA RÁDIO COBRA FM 107.1

Postagens relacionadas

Atualizações da plataforma VFogo melhoram controle de queimadas no Paraná

Roubos, furtos e violência: pesquisa mostra crise de segurança em bares e restaurantes

Governo inicia na semana que vem entrega de kits para recém-nascidos com carrinho de bebê

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais