O Portal do Norte do Paraná
Paraná

Combate a quadrilhas gera redução de 75% nos roubos a bancos no Paraná de 2018 a 2024

O Paraná registrou queda de 75% nos roubos a instituições financeiras entre 2018 e 2024. Foram 24 ocorrências naquele ano e apenas seis no mais recente levantamento. Com esse resultado, o Estado passou a figurar entre os cinco com menor número de crimes desse tipo no País. Na comparação entre 2023 e 2024, a redução foi de 38,5%, segundo dados do Anuário Brasileiro de Segurança Pública, o que reforça a tendência de queda contínua na modalidade.

A redução é resultado de uma política prioritária da Secretaria de Estado da Segurança Pública do Paraná (Sesp) no enfrentamento a organizações criminosas especializadas em ataques a bancos e carros-fortes.

O secretário da Segurança Pública, Hudson Leôncio Teixeira, atribui os resultados à integração das forças policiais e ao planejamento estratégico implementado desde o início da atual gestão. “Os avanços que temos conquistado refletem o fortalecimento da inteligência policial, a atuação coordenada entre as corporações e o investimento constante promovido pelo governo Ratinho Junior”, disse.

OPERAÇÕES – Em janeiro de 2025, uma ação conjunta da Polícia Civil do Paraná (PCPR) e da Polícia Militar do Paraná (PMPR) resultou na desarticulação de um grupo criminoso em Ponta Grossa. nos Campos Gerais. Durante a operação, houve confronto armado, e os policiais apreenderam fuzis, uma metralhadora calibre .50, explosivos, um carro blindado e coletes à prova de balas.

Nos meses seguintes, a investigação avançou com novas ações em Foz do Iguaçu e Matinhos. Em abril, mandados de busca e apreensão foram cumpridos contra suspeitos de integrar a mesma quadrilha. Um dos alvos, investigado por envolvimento em um roubo à Caixa Econômica Federal em Itaperuçu, foi preso em Foz do Iguaçu.

Em maio, sete integrantes de outro grupo criminoso foram presos durante operação conjunta das polícias do Paraná e de Santa Catarina, com prisões efetuadas em Maringá, Sarandi e Joinville.

Já em julho, uma nova operação integrada prendeu dez suspeitos de envolvimento na tentativa de roubo a uma agência do Banco Itaú em Bocaiúva do Sul, na Região Metropolitana de Curitiba. A ação foi realizada em Colombo, na mesma região, menos de uma semana após o crime. Na ocasião, foram apreendidos simulacros de armas, drogas, celulares e dinheiro em espécie.

INCIDENTE MARCANTE – Em 2022, as polícias do Paraná prenderam integrantes de uma quadrilha envolvida em um mega-assalto no estilo “novo cangaço”, em Guarapuava. A ação criminosa durou cerca de quatro horas e mobilizou intensa resposta das forças de segurança. Um policial militar morreu, outro ficou ferido e um terceiro foi salvo por seu colete balístico.

“Esse incidente marcou a polícia do Paraná e é um exemplo da dedicação dos seus integrantes no combate ao crime organizado. Tornou-se também um estímulo para todos nós das forças de segurança, reforçando o compromisso de impedir a ação desses criminosos”, afirmou o secretário.

O combate a esse tipo de crime segue como prioridade da segurança pública estadual, com foco na desarticulação de quadrilhas, no uso da inteligência policial e na ampliação da integração entre as forças.

ANUÁRIO – Dados do 19º Anuário de Segurança Pública também mostram que homicídios dolosos caíram 10% e o número de roubos reduziu 23,7% no Paraná em 2024, em relação a 2023. O Paraná não tem nenhum município entre os mais violentos do País e está entre os seis com as menores taxas de mortes violentas intencionais, acima da média nacional.

Outro destaque é o volume de apreensão de drogas, com o Paraná responsável por mais de um terço de todos os entorpecentes retirados de circulação no Brasil no ano passado. O Estado respondeu por 36,5% das apreensões de maconha e cocaína no País em 2024. Foram 769,4 mil kg (769 toneladas) apreendidos, tanto pelas forças de segurança estaduais (Polícia Militar e Polícia Civil), quanto pelas forças federais. Em todo o País foram retiradas de circulação cerca de 2,1 milhões de quilos de drogas.

Foto: SESP

MAIS INFORMAÇÕES NA RÁDIO COBRA FM 107.1

Postagens relacionadas

Policial militar de 26 anos morre em acidente com carro na PR-090

Cobra News (User)

Paraná apreende mais maconha de janeiro a novembro do que em todo o ano de 2024

Boletim semanal da dengue confirma 1.598 novos casos e mais um óbito no Paraná

Cobra News (User)

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais