O Portal do Norte do Paraná
Política

Biometria passa a ser obrigatória para concessão de benefícios sociais

A partir de agora, o uso da biometria para a concessão de benefícios sociais por parte do governo é obrigatório. Decreto já assinado pelo presidente Lula nesta quarta-feira (23). A biometria será implantada gradualmente, com prazo de adaptação para quem já é beneficiário.

Outra medida assinada pelo presidente trata de governança digital. É a gestão de dados, com regras, por exemplo, para uso da Nuvem de Governo, chamada de Nuvem Soberana, pela ministra da Gestão e Inovação, Ester Dweck. Para proteção dos dados da população.

“Se o dado tem algum tipo de criticidade ele tem que estar dentro do Brasil, dentro da nossa empresa pública. A gente tem que saber onde eles estão fisicamente. Isso garante uma soberania sobre os dados enorme. E a gente está avançando nisso, de como é que eu garanto, cada vez mais, o uso soberano e também a governança soberana sobre esses dados.”

Mas as medidas assinadas pelo presidente Lula envolvem também a área da saúde. É a integração das informações na Rede Nacional de Dados em Saúde e Prontuário. O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, ressaltou: com segurança para a população e a garantia de que os dados não serão tornados públicos.

“Melhora nossa capacidade de cuidar da saúde e ao mesmo tempo outros órgãos do governo poderiam utilizar esses dados dentro daquilo que está estabelecido pela Lei Geral de Proteção de Dados, com a segurança ética por serem dados da saúde para fortalecer ações de governo.”

Foram lançados, ainda, dois aplicativos. Um, chamado de Meu Imóvel Rural. É que o usuário vai poder ter acesso, num único lugar, às informações do imóvel e também de pendências. O outro aplicativo vai fazer a validação da Carteira Nacional de Identidade. Identificar a autenticidade do documento.

Via:Agência Brasil/Foto: Ricardo Stuckert/PR

MAIS INFORMAÇÕES NA RÁDIO COBRA FM 107.1

 

Postagens relacionadas

Vice-presidente da Venezuela diz que país não será colônia dos EUA

Paraná Pesquisas mostra Ratinho à frente em pesquisa ao Senado

Cobra News (User)

Câmara aprova projeto contra adultização de crianças nas redes sociais

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais