O Portal do Norte do Paraná
Brasil

Conselho Nacional de Saúde recomenda que ministério mantenha vacinação de adolescentes contra a Covid-19

O Conselho Nacional de Saúde (CNS) rebateu a decisão do Ministério da Saúde de restringir a imunização de adolescentes. Em nota publicada nesta sexta-feira (17), o CNS recomenda que o governo federal “mantenha a vacinação de todos os adolescentes de 12 a 17 anos” contra a Covid-19.

O CNS é uma instância colegiada, deliberativa e permanente do Sistema Único de Saúde (SUS), parte da estrutura organizacional do ministério. Também nesta sexta, o conselho reprovou as contas da pasta referentes ao ano de 2020.

Sobre a imunização dos adolescentes, o órgão informou em nota que, “até o momento, não há qualquer comprovação de relação da morte do jovem com a vacina contra a Covid-19”, citando o caso de um paciente de 16 anos que morreu oito dias após a aplicação da 1ª dose.

Nesta noite de sexta, o governo de São Paulo informou que o óbito, ocorrido em 2 de setembro, está associado a uma rara doença autoimune. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) se reuniu com a Pfizer, fabricante da única vacina autorizada para a faixa etária, e manteve a autorização de uso.

Direito da população

Ainda em seu posicionamento, o CNS afirmou que “a vacinação, além de ser a melhor evidência para que seja conferida a redução de casos e óbitos decorrentes da Covid-19, e de ser um direito da população brasileira, ainda não atingiu o alcance necessário para uma situação epidemiológica controlada”.

Restrição amplamente criticada

O ministério da Saúde, Marcelo Queiroga, anunciou na quinta a decisão de restringir a vacinação de adolescentes contra Covid-19 apenas aos grupos prioritários (deficiência permanente, comorbidades e privados de liberdade).

Via:G1

Mais informações na programação da Rádio Cultura AM 930

Postagens relacionadas

Mega-Sena, concurso 2.356: aposta de Brasília (DF) leva sozinha prêmio de R$ 27 milhões

Preço da carne dispara e deve manter alta até o início de 2020

Placa do Mercosul não será exigida em caso de troca de município, diz Bolsonaro

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais