O Portal do Norte do Paraná
Paraná

Professores da rede estadual de ensino entram em greve nesta segunda-feira

A direção da APP-Sindicato informa que professores e funcionários da rede estadual de ensino do Paraná entraram em greve nesta segunda-feira (2) por tempo indeterminado. A decisão foi tomada em assembleia no dia 22 de novembro e confirmada nesta manhã pelo presidente da APP-Sindicato, Hermes Leão, em entrevista ao Jornal da Banda B.

“Começamos greve nas escolas estaduais a partir de hoje e estamos cobrando reuniões com o governo Ratinho Junior ainda nesta segunda-feira. É muito difícil faze ruma greve no mês de dezembro, mas, sem diálogo, não houve outra alternativa. O governo Ratinho Junior enviou a proposta de reforma da previdência estadual para a Assembleia sem diálogo algum, sem nenhum debate. Um projeto que traz enormes prejuízos para servidores na ativa e também aposentados”, disse Leão.

Além da questão previdenciária, Leão aponta também as condições de trabalho como motivo da greve. O presidente da APP-Sindicato destaca o descontentamento da categoria com relação às distribuições das aulas. “É preciso reorganizar o processo educacional do Paraná. Este ano letivo foi desastroso”, ressalta.

Ato na terça-feira

Para esta terça-feira (3), está programado um grande ato do funcionalismo da educação a partir das 9h, com concentração na Praça do Homem e da Mulher Nu(a) (19 de dezembro). Já às 16h, após a mobilização, a categoria se reúne em uma assembleia, em frente ao Palácio Iguaçu, para avaliar os próximos passos do Sindicato.

Segundo a APP, com o modelo de Ratinho, os servidores que já sofrem com salário defasado, sofreram uma grande perda . Com o aumento da alíquota de 11% para 14%, o funcionalismo perde 3% de salário. Assim serão 3% de defasagem contra 2% do reajuste. No final, as categorias perdem 1% de poder de compra. Isso inclui os já aposentados, que pagarão 14% sobre o que passar de dois salários mínimos. A proposta de Ratinho também estabelece contribuição de 14% sobre valores de aposentadoria que forem maiores que dois salários mínimos nacional. Hoje a contribuição é de 11% sobre o que excede o teto do INSS.

Outro lado

A Banda B procurou a assessoria da Secretaria de Estado da Educação e do Esporte e aguarda um posicionamento sobre a greve. A orientação aos pais é que busquem informações na escolas dos filhos para saber se haverá aula ou não a partir desta segunda-feira.

Informações: Banda B

Foto: Arquivo APP/Sindicato

Outras informações na programação da Rádio Cultura AM 930

Postagens relacionadas

Paraná aplicou 92 mil vacinas bivalentes, segundo o Vacinômetro Nacional

Procon promove mutirão para reclamações de telefônicas e TVs

Paraná estima safra de grãos acima de 40 milhões de toneladas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais