O Portal do Norte do Paraná
Região

Vigilância de Cambé vai intensificar fiscalizações em estabelecimentos e aglomerações

A Vigilância Sanitária de Cambé vai intensificar a fiscalização de estabelecimentos e aglomerações indevidas na cidade durante e a pandemia de coronavírus. Segundo informações do setor, denúncias de descumprimento das normas sanitárias aumentaram de 4 a 5 vezes nos últimos dias, além do aumento de casos no município. Desde o dia primeiro de junho até agora, os casos confirmados passaram de 48 para 114 e as mortes de 1 para 4.

O fiscal da Vigilância Sanitária Anderson Marquini, explica que a intensificação da fiscalização é motivada pelo alto índice de denúncias. “A maior parte das ocorrências é por causa de aglomerações em bares, lanchonetes e supermercados, mas também há denúncias sobre funcionamento em horário irregular e jogos de futebol em chácaras da região”, explica.

Ele também ressalta que há uma descrença por parte das pessoas na gravidade da situação. “Têm pessoas que só vão acreditar que o vírus é perigoso quando alguém próximo for infectado, não adianta usar uma máscara e sair para passear como se estive tudo normal, porque não está”, opina Marquini.

O fiscal da vigilância esclarece que a intenção, primeiramente, é orientar os donos de estabelecimentos e a população sobre os horários de funcionamento e as normas sanitárias para evitar a propagação do vírus. “Depois de orientar vamos começar a fiscalizar de forma rigorosa, caso o estabelecimento cometa alguma infração uma multa de R$160,00 a R$2.400,00 pode ser aplicada, dependendo do caso”.

Ele ainda explica que a infração pode ser levada ao Ministério Público e acarretar prisão de 01 (um) mês a 01 (um) ano de prisão. “Segundo os artigos 268 e 330 do Código Penal é crime infringir o poder público, destinado a impedir a propagação de doença contagiosa e desobedecer a ordem legal do funcionamento público”.

Marquini ainda esclarece que o Decreto Municipal só permitia autuar e punir estabelecimentos, mas agora um Decreto Estadual permite multar também pessoas físicas. “Se, por exemplo, acontecer uma aglomeração em uma chácara, o responsável pela chácara será multado.”

Os valores das multas permanecem os mesmos, tanto para pessoas físicas quanto para estabelecimentos. Marquini conclui com um pedido: “por favor, fiquem em casa, só saiam se for realmente necessário, infelizmente a máscara não é 100% eficaz em todos os casos. Vamos cuidar uns dos outros”.

Quem quiser denunciar alguma irregularidade, pode entrar em contato com a o Disque COVID 19 (3174-0512), com a Ouvidoria Municipal (156/3174-0371/3174-0372) em horário comercial, das 08h às 17h. Em outros horários, as denúncias podem ser feitas diretamente para a Polícia Militar no 190.

Com assessoria

Mais informações na programação da Rádio Cultura AM 930

Postagens relacionadas

UEM recebe inscrições para o Vestibular de Inverno

Empresário da cidade de Maringá morre engasgado com pedaço de carne

Cobra News (User)

Ação do MP pede fechamento de academias e restrições em igrejas de Londrina

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais