O Portal do Norte do Paraná
Mundo

Vídeo: Afegãos invadem pista de aeroporto para tentar embarcar em avião dos EUA

Após o grupo islâmico Talibã derrubar o governo do Afeganistão e tomar o poder, o país deve ter nos próximos dias uma nova administração sob controle dos rebeldes. O clima na capital Cabul é de caos e muita incerteza.

No aeroporto da cidade, centenas de afegãos invadiram a pista e correram em frente a um avião da Força Aérea americana na tentativa de conseguirem embarcar. O local está sendo controlado por tropas dos Estados Unidos, que ajudam diplomatas a saírem do país.

Por causa da confusão, voos comerciais foram suspensos. Funcionários de embaixadas de vários países, incluindo França, Austrália e Reino Unido, estão sendo retirados aos poucos de helicóptero até o aeroporto.

Houve muito tumulto e soldados dispararam para o alto para tentar dispersar a multidão. Pelo menos cinco pessoas morreram no aeroporto. Não se sabe se elas foram atingidas por tiros ou pisoteadas.

Com a tomada de Cabul, muitos afegãos também tentam fugir do território, o que começa a provocar uma crise de refugiados, principalmente nas fronteiras.

Invasão da capital afegã

O palácio presidencial foi tomado pelos rebeldes em Cabul, no domingo (15), além de outros prédios do antigo governo, que foi derrubado. Militantes também invadiram a sede de um canal de notícias onde teriam confiscado armas.

O Talibã também está tomando as armas da própria população já que, segundo o grupo, os moradores não precisam se defender porque não haverá perigo. O grupo diz que a tomada aconteceu de forma pacífica. O agora ex-presidente do país Ashraf Ghani deixou o Afeganistão antes da tomada de Cabul.

Via:CNN

Mais informações na programação da Rádio Cultura AM 930

Postagens relacionadas

A mãe que matou homem que estuprou filha e foi perdoada pela Justiça

Brasil vence o Peru e é campeão da Copa América

Cobra News (User)

Eclipse poderá ser visto a partir das 17h54, em Rolândia

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais