O Portal do Norte do Paraná
Região

Vereadores de Londrina aprovam proibição de linguagem neutra em escolas e concursos

Com 13 favoráveis, 2 contrários e 1 abstenção, os vereadores de Londrina aprovaram nesta terça (10), em primeiro turno, o projeto de lei (PL) nº 1/2021, que proíbe instituições de ensino e bancas examinadoras de seleções e concursos públicos no Município de Londrina de usarem linguagem neutra, isto é, novas formas de flexão de gênero e de número das palavras da língua portuguesa, em contrariedade às regras gramaticais consolidadas. A linguagem neutra evita o uso genérico do masculino para se referir aos dois gêneros e propõe a não marcação do masculino e feminino no idioma, com o uso de uma terceira letra, além do “a” e do “o”, no final das palavras. A ideia de quem se manifesta por meio dessa linguagem, o que ocorre especialmente nas mídias sociais, é promover reflexões sobre, por exemplo, a existência de pessoas que não se identificam nem com o gênero masculino nem com o feminino.

A proposta aprovada nesta terça, de autoria da vereadora Jessicão (PP), prevê que a violação ao disposto na lei por instituições públicas acarretará sanções não especificadas aos servidores públicos e, em instituições privadas, advertência e suspensão do alvará de funcionamento do estabelecimento. “Esse é meu primeiro projeto protocolado como vereadora, por entender a extrema necessidade de proteger a língua portuguesa e a cabeça das nossas crianças”, defendeu. Ainda segundo ela, o uso da linguagem neutra dificulta a compreensão de textos por deficientes visuais que utilizam softwares de leitura e por pessoas com dislexia, que apresentam dificuldades na leitura e na escrita.

Votaram contra o projeto os vereadores Matheus Thum (PP) e Lenir de Assis (PT). Segundo Lenir,  afirmar que o uso da linguagem neutra tenha como objetivo abolir o ensino da norma culta, acabando com o masculino e o feminino, é uma “simplificação absurda” . “Não se trata de querer anular a linguagem que conhecemos. Quando falamos de linguagem neutra, estamos falando de tornar visível uma parcela significativa da sociedade, que sempre foi colocada na invisibilidade”, disse.

A vereadora Lu Oliveira (PL) se absteve da votar e afirmou que, apesar de ser favorável à proposta, o projeto não seria factível, pelo fato de o tema ser de competência privativa da União. Matheus Thum também apontou inconstitucionalidade no PL. De acordo com ele, qualquer banca ou concurso seguirá apenas a Lei de Diretrizes e Bases da Educação, sobre a qual os vereadores não têm competência para atuar.

Tramitação

Durante a tramitação, a Comissão de Justiça, Legislação e Redação solicitou manifestação da Secretaria Municipal de Educação (SME), Secretaria Municipal de Governo (SMG) e Conselho Municipal de Educação de Londrina (CMEL) a respeito da matéria. A SME informou que “não faz uso da ‘linguagem neutra’ em documentos de orientação, na produção de materiais didático-pedagógicos e organizadores curriculares, utilizando-se apenas das formas de flexão de gênero propostas pela norma culta da Língua Portuguesa”. O CMEL manifestou-se contrariamente ao PL por considerar que ele “contraria princípios constitucionais que regem a educação e outros contidos na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Além disso, pretende sobrepor-se a mecanismos vigentes de controle e regulamentação do sistema de ensino público e privado do município”.
 
A Assessoria Jurídica da Câmara de Londrina considerou a proposta inconstitucional, por tratar de bases nacionais da educação e por impor limitações ao idioma nacional oficial, matérias de competência privativa da União. O parecer jurídico também indicou a inconstitucionalidade do projeto ao coibir o uso de linguagem neutra em concursos públicos municipais, pois a definição do regime jurídico dos servidores e a forma de provimento dos cargos seria competência do prefeito. A Comissão de Justiça, Legislação e Redação acatou o parecer jurídico e manifestou-se contrariamente à proposta, com votos em separado das vereadoras Jessicão (PP) e Mara Boca Aberta (Pros). Posteriormente, a autora apresentou recurso ao Plenário contra o parecer contrário da Comissão de Justiça. O recurso foi aprovado, por 14 votos a 5, na sessão de 9 de novembro de 2021, e o projeto seguiu para análise das comissões temáticas.
 
A Comissão de Direitos Humanos e Defesa da Cidadania seguiu o parecer técnico e manifestou-se contrariamente ao projeto. A Comissão de Educação, Cultura, Desporto, Paradesporto e Lazer emitiu parecer prévio solicitando manifestação da Secretaria Municipal de Recursos Humanos da Prefeitura de Londrina e do Sindicato das Escolas Particulares (Sinepe). A SMRH informou que o projeto de lei não diz respeito ao tema da gestão de pessoas sobre o prisma laboral e o Sinepe não enviou resposta. Ao final, a Comissão de Educação não acatou o parecer da Assessoria Técnico-Legislativa e votou favoravelmente ao PL, sob o argumento de que “a Língua Portuguesa deve ser adaptada ou alterada no sentido de engrandecê-la e não de desprezá-la e apresentar uma língua fora dos padrões cultos da norma é violar o direito aos estudantes de serem alfabetizados, instruídos e engrandecidos como cidadãos dominantes da sua língua máter [sic], o seu valor cultural”.

Com:Assessoria

MAIS INFORMAÇÕES NA RÁDIO COBRA FM 107.1

Postagens relacionadas

Viação Garcia recebe doação de terreno da prefeitura para nova sede em Londrina

Cobra News (User)

Após nove dias internada, influencer esfaqueada no rosto por ex-companheiro em Londrina recebe alta de hospital

Estudante que teria ameaçado massacre em escola de Rolândia é identificado pela letra e disse que foi apenas uma brincadeira

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais