O Portal do Norte do Paraná
ParanáPolicial

Veja imagens da confusão após manifestações em Curitiba

Manifestantes tomaram as ruas de Curitiba na noite de ontem (1) para protestar contra o racismo. O que era para ser um processo pacífico, se tornou uma confusão com vandalismo e depredação do patrimônio público – a bandeira do Brasil hasteada a meio-mastro na frente da sede do Governo do Estado foi arrancada e queimada.

De acordo com a Polícia Militar, cerca de 1.200 pessoas participaram das manifestações e cerca de 200 policiais interviram no ato. Um PM teve lesões leves no braço após receber pedradas contra seu escudo. Oito pessoas foram presas e muitas outras foram identificadas em imagens registradas por câmeras de segurança.

Nota da organização

Em nota, a organização do ato contra o racismo afirma que a manifestação foi feita de maneira ordeira e que o vandalismo foi de autoria de infiltrados que desejam a criminalização do movimento. Leia a nota na íntegra:

“A organização do ato CONTRA O RACISMO EM CURITIBA vem a público manifestar que, diferentemente do vinculado nas redes sociais e na imprensa, os manifestantes, além de utilizar proteção para evitar a propoagação da epidemia de COVID-19, comportaram-se de maneira ordeira, em defesa da democracia e contra o racismo!

O ato foi um sucesso. Reuniu muitas pessoas, teve uma atmosfera esperançosa por dias melhores.

Nossa luta é por igualdade, contra o racismo, a violência contra jovens negros nas periferias, a proliferação de grupos que propagam o ódio e o genocidio de brasileiros promovido pela falta de uma política clara de saúde durante esta pandemia.

Infelizmente, no final do ato, em uma dispersão de alguns poucos, houve vandalismo contra o patrimônio público. O que, ao nosso ver, é muito estranho e suspeito e representa a presença organizada de infiltrados que desejam a criminalização do movimento.

O uso de força excessiva por parte da polícia demonstra também a incapacidade de diálogo e a opção pela agressão.

Conclamamos a união de curitibanos de forma individual ou através dos movimentos sociais para a defesa da democracia contra o racismo.

Assinam esta nota

Movimento Feminista de Mulheres Negras, Bando Cultural Favelados da Rocinha FAVELA, União da Comunidade dos Estudantes e Profissionais Haitianos ( UCEPH), J23 – Juventude do Cidadania, Rede nenhuma Vida a Menos, Apoio do Grupo Dignidade e da Aliança Nacional LGBTI+ e Coletivo Enedina da UTFPR”

Veja imagens:

 

 

 

 

 

Mais notícias na programação da Rádio Cultura AM 930

Postagens relacionadas

Veículo roubado usado em assalto é abandonado na PR-444, em Arapongas

Cobra News (User)

Maringá: Detentos iriam receber drogas que estavam camufladas em sabonetes

Covid: Paraná chega a 1.327.352 casos confirmados e 32.975 mortes registradas pela doença

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais